Iniciativa integra o Programa de Apoio à Agricultura Familiar voltado à comunidade
Produtores de Ouvidor (GO) realizaram 26 cursos profissionais de curta duração na área rural com apoio da Vale Fertilizantes. Cursos como olericultura básica e orgânica, administração de propriedades rurais, recuperação de mata ciliar e áreas degradadas e inseminação artificial de bovinos de corte foram desenvolvidos durante todo o ano de 2015, totalizando 285 certificados emitidos no período. A ação é parte do Programa de Apoio à Agricultura Familiar, que reforça o objetivo da companhia em contribuir para a capacitação de produtores rurais que desejam aperfeiçoar seu trabalho, melhorar a renda e a qualidade de vida.
“Cada vez mais as pessoas estão querendo consumir produtos naturais. Por isso precisamos incentivar o pessoal a plantar hortaliças orgânicas. Esperamos melhorar a cada dia”, diz Irenita Felix Ribeiro, aluna do curso de olericultura básica e orgânica.
Neste ano, mais de 300 pessoas foram beneficiadas diretamente pelo Programa de Apoio à Agricultura Familiar em Ouvidor em 2015. As ações seguirão em 2016, com a programação de mais cursos e capacitações na área rural.
Sobre o Programa de Apoio à Agricultura Familiar
O Programa de Apoio à Agricultura Familiar foi idealizado pela Vale Fertilizantes e é realizado, desde 2014, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e Sindicato Rural de Catalão e região, contando também com o apoio da Prefeitura Municipal de Ouvidor.
Além dos cursos de curta duração de formação profissional rural, o programa inclui acompanhamento técnico aos produtores de leite, cursos do Pronatec, iniciativa do Governo Federal, voltados a jovens com interesse na prática agropecuária e ações de capacitação de professores da rede pública em temáticas voltadas à sustentabilidade.