Colégio Visconde Porto Seguro incentiva estudantes a recriarem o universo Junino em casa

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Proposta tem o objetivo de levar um pedacinho da cultura brasileira para a casa dos alunos. O encerramento será no dia 27 de junho, com uma grande festa junina online

Os festejos juninos e suas comidas típicas, músicas e brincadeiras são sempre muito aguardadas pelos alunos e por suas famílias no Colégio Visconde de Porto Seguro. Em 2020, contudo, a festa será totalmente online, com os alunos dos três campus do Colégio e a Escola da Comunidade, projeto social do Porto, preparando um cantinho junino em suas casas. Com o tema “Em nossa festa de São João, todos num só coração”, o Colégio mantém também a tradição solidária e o viés colaborativo de sua festa, desenvolvendo a campanha solidária, entre os dias 15/6 a 1º/7. A campanha vai arrecadar recursos a serem destinados a instituições necessitadas. A campanha envolverá milhares de alunos e suas famílias no auxílio de quem mais precisa.

A interdisciplinaridade, característica das festividades juninas é trazida para os alunos do Infantil 4 até 5º ano do Fundamental. Os alunos estudam a diversidade cultural dessa manifestação tão brasileira nas aulas, que abordam do contexto histórico à culinária típica, e também envolve disciplinas como música, educação física e arte. “Em cada série, nós abordamos aspectos diferentes da cultura junina das diversas regiões do país. Da criação de instrumentos musicais de sucata ao entendimento dos símbolos juninos, passando pelos trajes típicos, a origem das tradições, brincadeiras e danças, das canções tradicionais aos mais atuais hits sertanejos, a Festa Junina une temas que envolvem e empolgam alunos de diferentes faixas etárias. Teremos duas semanas de preparo e motivação dos estudantes, que vão poder aproveitar muito a festa online com os colegas e familiares no dia 27”, diz Lisie de Lucca, Diretora de Cultura do Colégio Porto Seguro.

Sem poder realizar as tradicionais quadrilhas nas quadras do Colégio, esse ano a proposta é que os alunos chamem os familiares para integrarem a dança e fazerem a festa. “Ao longo das duas semanas que antecedem o dia da festa, nossos estudantes vão relembrar e aprender os passos da quadrilha, aprender a fazer as brincadeiras tradicionais, conhecer músicas e receitas de quitutes típicos, adquirir repertório estético para decorar a casa para que, no sábado, possam chamar pais e irmãos para recriarem nossa festa dentro de casa”, explica Lisie. Ao todo cerca de 3.500 alunos devem participar do evento online. Cada sala de encontro virtual terá cerca de 300 estudantes conectados simultaneamente, todos divididos por série e câmpus.

Para recriar o clima festivo, os professores incentivam e ensinam os alunos a prepararem um cantinho junino em suas próprias casas: bandeirinhas, lanternas, fotos da participação em festas anteriores, estampas tradicionais como xadrez e chita, mas também materiais reciclados e reaproveitados. Toda a criatividade é válida para criar em casa o clima junino, além, é claro, das comidas e trajes típicos. “O objetivo é que no final do mês, além de participar da dança coletiva online, os estudantes possam aproveitar um sábado junino a caráter com os familiares, com muita alegria, brincadeiras e decoração junina, paçoca, pipoca e música popular brasileira”, afirma Lisie.

Vale ressaltar que em 2020 o colégio contará com uma menção à habitual quadrilha dos alunos do 9º ano e da 3ª série do Ensino Médio, que tradicionalmente apresentam a dança junina, por vídeo, cada um da sua casa.