Colégio Visconde de Porto Seguro retoma as aulas com adequações em todos os ambientes e salas híbridas

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Famílias participaram da primeira reunião com a diretoria geral em formato on-line

O Colégio Visconde de Porto Seguro retornou, hoje, às aulas presenciais para os alunos cujo os responsáveis autorizaram. Para os alunos que ficaram de forma retoma, as atividades tem ocorrido de forma on-line. Na última semana o Colégio realizou uma série de encontros online com todas as famílias dos mais de nove mil alunos dos três Câmpus do Colégio. Uma oportunidade para informar toda comunidade escolar sobre as diretrizes para o ano letivo de 2021. A diretoria informou aos pais sobre todas as diretrizes pedagógicas e também sobre os protocolos de saúde que serão seguidos na retomada presencial. Anunciou ainda que a parceria com a Consultoria do Hospital Israelita Albert Einstein, responsável pela elaboração dos principais protocolos para a prevenção da Covid-19, continua em 2021.

Em se tratando das ações em conjunto com toda a Comunidade Escolar, o Porto Seguro vem desenvolvendo espaços dedicados ao diálogo, à convivência e à colaboração das famílias, dos alunos e dos professores. Nesta semana também foi realizada uma reunião de abertura do ano letivo com todos os professores e equipe pedagógica do Colégio. No final de 2020, os Comitês de Pais, Alunos e o Fórum de Professores apresentaram ideias e sugestões, que estão contribuindo para as ações do Colégio neste início de 2021.

Na primeira reunião de pais, os professores entregaram o planejamento pedagógico já constando as revisões de 2020, os objetivos, as trilhas de aprendizagem, bem como os projetos que serão desenvolvidos ao longo do ano letivo em consonância com os formatos de avaliação. “Além de todas as competências que são os eixos do Colégio Porto Seguro e conceitos fundamentais em relação à Base Nacional Comum Curricular, temos as conexões globais, que trabalha todos os temas e conteúdos trabalhados no mundo. Queremos ampliar a conexão global e os conteúdos desenvolvidos com os alunos, possibilitando maior empoderamento dos estudantes”, disse, Silmara Casadei, Diretora Geral Pedagógica.

O trabalho da inteligência socioemocional também vendo sendo reforçado junto a toda comunidade escolar. “Não há educação sem vínculo. E esta é uma ação que se dá e faz entre uns e outros, cuidando um dos outros. É preciso promovermos vivências”, afirma. Silmara reforçou que o Colégio Porto está pronto para todos os cenários e que no mês de março o colégio fará uma revisão de todo planejamento, o que irá variar de acordo com as fases que a cidade de São Paulo estará.

O Diretor da Fundação Visconde de Porto Seguro, Dr. Marcos Bitelli avaliou o ano de 2020 e disse que em 2021 a missão continua. “Saúde e educação são os nossos pilares. É na educação que vem a compreensão de tudo. Em 2020, reinventamos a escola várias vezes. Este ano não será diferente, por isso devemos estar em permanente atenção para reagir e agir. Tomando as medidas necessárias para o enfrentamento de quaisquer desafios. O Porto Seguro mostrou que se preparou com a certeza de que tudo iria mudar e ficou provado que todos acreditaram e se prepararam para serem agentes de constantes mudanças com a prática diária. Tivemos um resultado sólido e brilhante”, afirma Bitelli.

“Neste período de pandemia todos nós desenvolvemos novas habilidades e talentos. No Colégio Porto percebemos que toda comunidade ampliou seus vínculos de solidariedade. Nossos valores se afinaram muito mais e por isso estamos em constante evolução. O momento já nos impõe

desafios, e com certeza vamos consolidar nossas conquistas em 2021”, diz Bitelli. Para o diretor, o colégio acelerou a evolução de anos em alguns meses. “O foco agora é zelar pela educação dos alunos e cuidar das pessoas. Dar empatia pelo esforço coletivo da educação e termos uma base sólida para enfrentar momentos de incertezas”, finaliza.

Formato híbrido

No ano de 2021, o Colégio Porto Seguro implementou o modelo híbrido de ensino, tornando-se um dos pioneiros nesse processo de aprendizagem. A Sala Híbrida, equipada com diversos equipamentos tecnológicos, possibilita projetar a imagem dos alunos, que estão em casa, na sala de aula onde estão os estudantes no formato presencial. Para isso, o Colégio preparou todas as 360 salas de aula, dos três Câmpus, utilizando os melhores recursos tecnológicos”, disse Silmara Casadei, Diretora Geral Pedagógica.

Protocolos

No ano passado, para receber os alunos que frequentaram as aulas presenciais, o Colégio adotou protocolos de segurança, higiene, além do distanciamento entre os estudantes. Avisos e imagens de conscientização também fizeram e continuarão fazendo parte das áreas comuns. Para incentivar a higiene dentro e fora das salas, dispensers de álcool gel foram posicionados em diversos pontos. Além disso, logo na entrada principal, além da aferição de temperatura, todos higienizam as mãos nos totens e os pés nos tapetes sanitizantes. As medidas sanitárias incluem: adequações necessárias nos diferentes ambientes de aprendizagem, uso obrigatório de máscaras, criteriosa higienização das instalações e/ou serviços oferecidos bem como campanhas de conscientização.

Além disso, o Porto Seguro desenvolveu diversas ações internas, que garantem a segurança de todos os alunos, professores e colaboradores, bem como um programa de acolhimento socioemocional com encontros de mentoria com psicólogos do Colégio. “O nossso objetivo é mostrar que temos uma estrutura segura para recebê-los e cada estudante será acolhido de forma respeitosa, de acordo com as diretrizes estipuladas por estes nossos profissionais, garantindo também a saúde mental das crianças e adolescentes”, afirma Silmara Casadei.