Colégio Visconde de Porto Seguro realiza Fórum de Profissões on-line

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Alunos terão acesso a 16 palestras sobre carreiras, além de uma live sobre o momento atual e como escolher a melhor trajetória profissional

O Colégio Visconde de Porto Seguro realiza no dia 12 de setembro (sábado) o Fórum de Profissões on-line para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio das três Unidades. É uma oportunidade para os estudantes conhecerem melhor o mercado de trabalho de diversas áreas. Com participação de profissionais atuantes, ex-alunos que agora estão na faculdade e orientadores, o fórum propõe dialogar sobre escolha e atuação profissional, bem como tendências do mercado atual e características e habilidades mais procuradas pelas empresas. A iniciativa integra o Programa de Orientação Profissional do Colégio e oferece aos alunos informações sobre diferentes setores de atuação.

O evento, que normalmente ocorre de forma presencial para os alunos caminharem pelos diferentes estandes de diferentes áreas, migrou para o formato on-line. A abertura será no dia 11 de setembro (sexta-feira) às 11h30 , com a live sobre “Projeto de Vida e Superação: caminhos para uma escolha profissional consciente”, comandada pelo psicólogo Leo Fraiman. Já no sábado, dia 12, a programação começa às 9h e terá diversas palestras on-line com profissionais de arquitetura, administração, design de games, biomedicina, comunicação, engenharia, medicina e outras.

“A escolha de um curso é sempre um momento chave na vida dos nossos jovens, pois trata-se da escolha do que eles farão durante a maior parte da vida deles. Mas neste ano, em particular, os estudantes também estão enfrentando diversas mudanças devido à pandemia”, diz Silmara Casadei, Diretora Geral do Colégio Porto Seguro. “Com o Fórum de Profissões, queremos ajudá-los a tomar a decisão certa em um momento de tanta incerteza. Vamos apoiá-los nas escolhas, por isso colocamos diversos profissionais para dialogar com nossos alunos, profissionais que podem apontar caminhos, compartilhar um pouco do dia a dia e dar informações importantes sobre o mercado de trabalho”, afirma.

Quando mais perto os alunos chegam da conclusão do Ensino Médio, maior é a pressão pela escolha de uma profissão. Felipe Neves, ex-aluno do Colégio Porto Seguro e advogado formado pela PUC-SP e pela Stanford University, destaca a importância de se informar bastante sobre a carreira que pretende seguir. “Meu conselho aos alunos é que sejam curiosos, conversem com profissionais que atuam nas áreas que vocês têm interesse. Tentem acompanhar um dia de trabalho desses profissionais, vendo na pratica o dia a dia de cada profissão. Na minha época, ouvir o que os profissionais atuantes tinham a falar foi uma forma de ter mais informação para tomar minha decisão”, diz Neves.

Caio Navarro, administrador e também ex-alunos do Porto, começou a participar dos Fóruns de Profissão no 9º ano e isso foi fundamental para sua decisão de cursar administração, carreira que permite diversas possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Hoje, Caio é formado pela FACAMP e possui a própria empresa em franca expansão.

PROGRAMAÇÃO Fórum das Profissões

· 11/9, das 11h30 às 12h45 – Abertura do evento com a live “Projeto de Vida e Superação: caminhos para uma escolha profissional consciente”.
· 12/9, das 9h às 12h50 – Palestras on-line com profissionais de diferentes áreas.