Colégio Visconde de Porto Seguro lança o Projeto Educação em Valores

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Nos últimos anos, estudos comprovaram que a inteligência emocional é um recurso valioso para uma pessoa alcançar seus objetivos na vida profissional e pessoal. Essa capacidade permite entender, lidar e gerenciar as emoções, especialmente em situações adversas. Atento a essa importante questão, que contribui também para o aprendizado e para o convívio social dos alunos, o Colégio Visconde de Porto Seguro, uma das mais conceituadas instituições de ensino do País, lança o Programa Educação em Valores. A iniciativa será apresentada durante o 2º Encontro de Formação Docente de 2013, realizado no dia 17 de agosto, na Unidade Panamby (SP).

O programa pioneiro tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da inteligência intelectual e, sobretudo, emocional dos alunos, fatores determinantes para o bom desempenho profissional e social. Dividido em diversas etapas, o programa reúne temas abrangentes, como Convivência Cidadã, Educação Solidária Socioambiental, Prevenção e Autonomia, Orientação Profissional e Empreendedorismo, Cidadania Digital e Orientação de Estudos.

As atividades têm início com os alunos do Portinho e atingem o seu ponto máximo no final da 3ª série do Ensino Médio, com o ingresso dos estudantes nas principais universidades do Brasil e do mundo. São mais de quarenta profissionais das Unidades Morumbi, Valinhos e Panamby, divididos em grupos de trabalho, que promovem também a integração e a socialização de boas práticas do projeto.

“A iniciativa Educação em Valores conta com orientadores educacionais, entre eles psicólogos, psicopedagogos, pedagogos com capacitação em orientação educacional, mestres e doutores, que contribuem para a formação social e emocional dos estudantes”, ressalta a diretora Pedagógica do Colégio Visconde de Porto Seguro, Silmara Casadei.

 

2º Encontro de Formação Docente de 2013

 

O 2º Encontro de Formação Docente de 2013, realizado pelo Colégio Visconde de Porto Seguro, traz na sua programação práticas, reflexões, teorias e inovações para a ativação das aulas e a melhoria dos resultados de aprendizagem.

A palestra de abertura “Dicionários de Valores” será realizada pelo educador português José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte que se notabilizou pelo projeto educativo com base na autonomia dos estudantes. O professor discute quais valores devem ser assumidos e quais devem ser referência. As reflexões compartilhadas nesta palestra expressam antes de tudo, uma prática e uma vivência concreta no âmbito da escola, inspirando o desejo e a busca pela transformação na área pedagógica.

Durante o encontro, os docentes participarão de cursos sobre os temas: Ativar Ativando, De professores para professores, Neurociência e Educação, Projeto Teláris, Desenvolvimento da Oralidade do Aluno: a declamação de textos poéticos com auxílio da linguagem musical, Aprimorando as Habilidades Numérica e Algébrica de Alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e Criando Jogos Interativos com iPad (aplicativo TinyTap).