Colégio Visconde de Porto Seguro é destaque em Conferência Internacional de Lideranças em Educação da Apple

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Conhecida por projetar alguns dos melhores e mais revolucionários softwares e gadgets de todos os tempos, a Apple promoveu, de 5 a 7 de junho, em Miami, sua Conferência Latino-Americana de Liderança Educacional. O evento, que tem como objetivo reconhecer as escolas responsáveis pela transformação do ensino e do aprendizado por meio da tecnologia, contou com a participação do Colégio Visconde de Porto Seguro, uma das mais conceituadas instituições de ensino do Brasil, como um dos grandes destaques da ação.

Sempre atento às tendências mundiais, em 2011, o colégio criou a Diretoria de Tecnologia Educacional (TE), com o objetivo de aprimorar a integração das novidades digitais à área Pedagógica, tornando as aulas ainda mais dialógicas e estimulando o senso crítico dos alunos. “Com o uso da tecnologia, é possível transformar o aluno em protagonista do processo de ensino e aprendizagem, resultando em um melhor desempenho acadêmico, além de tornar o ensino mais prazeroso”, diz Renata Pastore, diretora de TE do Colégio Visconde de Porto Seguro.

A escola foi precursora do uso de tecnologia touch com os iPads na Educação Infantil e por integrar o equipamento em diversas atividades do Ensino Fundamental, Ensino Médio e na Escola da Comunidade – projeto social que beneficia crianças, adolescentes e adultos provenientes de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo e meio e que moram, preferencialmente, em regiões próximas à instituição –, a Apple produziu imagens do colégio e depoimentos de alunos e educadores para demonstrar como a tecnologia auxilia no aprendizado de estudantes de diversas idades. O vídeo final foi exibido na conferência, durante a palestra “Histórias de sucesso do Brasil”.

“A Apple oferece uma tecnologia de vanguarda com design único e recursos facilitadores que potencializam a funcionalidade de seus equipamentos”, afirma Renata. “Esse vídeo é um claro retrato do trabalho que está sendo desenvolvido em nossa instituição. Um panorama das ações que acontecem da Educação Infantil ao Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos), em que a tecnologia não é utilizada como fim, mas como meio”, finaliza a diretora.

Além disso, o evento contou com grandes nomes da área, como John Couch, vice-presidente de educação da Apple, Stephanie Hamilton, responsável por tecnologias de TI e aprendizado da Apple Inc., Bill Rankin, diretor de inovação educacional na Abilene Christian University, no Texas, e Marco Torres, Apple Distinguished Educator, cineasta e fotógrafo.