Colégio Visconde de Porto Seguro apresenta o Programa de Mentoria

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Voltado para alunos do Portinho ao Ensino Médio, iniciativa tem objetivo de desenvolver a inteligência socioemocional de crianças e jovens

O Colégio Visconde de Porto Seguro apresenta o Programa de Mentoria, iniciativa que atende os alunos do Portinho ao Ensino Médio, por meio de encontros que promovem diálogo, reflexão, escuta, cuidado e atenção a respeito de temas importantes para o desenvolvimento integral dos alunos.

“A Mentoria oferece suporte às crianças e jovens especialmente com foco na inteligência socioemocional. O Colégio entende que tem um papel importante na formação de cidadãos de bem e com capacidade de optar por melhores escolhas de vida, para si e para a nossa sociedade”, diz Silmara Casadei, diretora geral pedagógica e educacional do Colégio Visconde de Porto Seguro.

O Programa de Mentoria é realizado pelos orientadores educacionais responsáveis pela série/nível de ensino, sendo que o Porto mantém em sua estrutura 43 profissionais especializados nas áreas de Psicologia e Psicopedagogia, para atuação no Serviço de Orientação Educacional.

O processo ocorre em formato de rodas de conversa e dinâmicas, em encontros que ocorrem no horário regular da aula e ocupam múltiplos espaços do Porto, levando o aluno a integrar-se aos ambientes do Colégio, ao grupo em que está inserido e também com seu orientador.

O Programa abrange três pilares: a escuta atenta, o desenvolvimento de temas e a orientação de estudos.

“A escuta atenta trata de questões apresentadas pelos alunos, favorecendo o autoconhecimento e com foco na valorização da vida. O processo ocorre por meio do diálogo, da reflexão crítica e do compromisso com o projeto de uma vida saudável”, explica Meire Nocito, Diretora Institucional Educacional.

O desenvolvimento de temas trabalha assuntos considerados urgentes, abrangentes e pertinentes para cada faixa etária, com o objetivo de orientar, prevenir e educar a fim de que o aluno possa fazer escolhas conscientes. Já a orientação de estudos oferece dicas de como estudar, organizar e gerenciar o próprio dia a dia escolar, além de permitir que o aluno analise suas necessidades, dificuldades e melhorias acadêmicas no curso regular e na formação complementar.

Mesmo com o desenvolvimento do programa, os pais podem agendar um horário para atendimento com o orientador educacional sempre que sentirem necessidade de acompanhar o desempenho escolar dos filhos e seu processo de desenvolvimento psicossocial, além de esclarecer dúvidas, propor sugestões ou tratar de outras questões.

Conheça o e-book que apresenta o Projeto de Mentoria do Porto: https://goo.gl/SYM2AH

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro
Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de “Exzellente Deutsche Auslandsschule”, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista; a da Apple Distinguished School e a do Programa das Escolas Associadas da UNESCO. Com ótima infraestrutura para o desenvolvimento integral do aluno, prepara jovens para as principais universidades do Brasil e do mundo. Oferece ensino e exames de proficiência em alemão, inglês e espanhol, além do Abitur, certificação oficial para admissão em universidades europeias. Dispõe de mais de 50 cursos extracurriculares em parceria com Insper, ESPM, FGV e Belas Artes. Sua comunidade escolar é composta por 9 mil alunos e 1.700 colaboradores, nos três Câmpus: Morumbi, Panamby e Valinhos.

Além disso, o Colégio Visconde de Porto Seguro conta com projeto social, a Escola da Comunidade, fundada em 1966 e localizada em duas unidades: Morumbi e Vila Andrade. A EC, como é conhecida, atravessou décadas modificando futuros e oferecendo a jovens e adultos novas oportunidades profissionais e trajetórias de vida. Após 52 anos de existência, o projeto é um dos mais sólidos do País e disponibiliza 1.600 bolsas de estudos para Educação Básica (Infantil ao Ensino Médio), Educação para Jovens e Adultos (EJA) e Curso de Artesanato, disponíveis para moradores das comunidades de Vila Andrade e Paraisópolis, em São Paulo.

Para obter mais informações e novidades sobre a instituição, basta acessar o site portoseguro.org.br. 

PLANIN – Assessoria de Imprensa do Colégio Visconde de Porto Seguro
Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe – Tel.: (11) 2138-8900
Contatos: [email protected]
Equipe: (11) 2138-8930