Colégio Porto Seguro aposta na formação de futuro professor

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Programa de Residência Docente ocorre em sala de aula e gera inovação em educação

Cursar Licenciatura e participar de estágios faz parte da rotina de um futuro professor. Porém, por mais que essas atividades sejam essenciais, o lado prático de saber como lidar com as situações reais do dia a dia muitas vezes é deixado de lado.

Para que o aspirante a professor tenha uma formação teórica completa aliada a uma rica experiência dentro da classe, o Colégio Visconde de Porto Seguro apresenta o Programa de Residência Docente, inspirado no Referendariat, curso alemão de formação de professores.

Durante o programa, professores do  Porto Seguro, com vasta experiência de ensino, agem como tutores e orientam de perto os futuros docentes, que atuam dentro da classe como monitores e professores residentes. Esses observam e ministram aulas de forma detalhada, discutem impressões com o tutor e auxiliam na preparação de atividades.

“Na universidade, os jovens professores aprendem a matéria, mas não como ensiná-la, o que pode ser feito combinando metodologia e prática. Por isso, no curso, o tutor tem um papel essencial, já que ele ajuda no planejamento, supervisiona a aula e dá um ‘feedback’”, diz Thomas Böhnke, Vice-Diretor do Currículo Bilíngue do Porto Seguro.

Carlos Nascimento Jr., Diretor Pedagógico Institucional do Colégio, afirma que cada aula é pensada a partir de uma estratégia de ensino. O foco do curso, segundo Nascimento, não é formar apenas um professor que “fala bem”, mas um que elabora e executa aulas com início, meio e fim para levar a uma real apreensão de conteúdo pelos alunos.

O programa ocorre em um momento no qual o tema da formação dos professores volta à tona. Reportagem da Folha de S.Paulo aponta que, para tentar melhorar o ensino, o Ministério da Educação ampliou a carga horária nos cursos de Licenciatura do País de três para quatro anos. 

Temas atuais

A parte teórica do Programa de Residência Docente é composta por seminários e workshops sobre assuntos como planejamento de aulas, preparação de fichas e materiais e avaliação. Questões atuais, como aplicação de tecnologias digitais e aprendizagem com jogos, também são trabalhadas com os professores residentes.

Com duração de um ano, o programa é voltado para universitários do último ano da faculdade ou recém-formados em licenciatura das disciplinas dos Ensinos Fundamental e Médio.