Claro inaugura a era do 5G+ em Goiânia

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Todos os clientes Claro com celular compatível e em área coberta poderão ter acesso ao 5G+ a partir desta terça-feira (16)

Nesta terça-feira (16), a Claro lança o 5G+ em Goiânia, inaugurando mais uma etapa da nova era de transformação digital no Brasil. A operadora já está com a estrutura pronta para ativar a rede 5G imediatamente após a liberação de uso do espectro pela Anatel e Gaispi.
O 5G+ é a nova marca da Claro para o 5G que utiliza frequência dedicada. Na capital, a Claro está utilizando a faixa de 3,5 GHz (Banda C) e 2,3 GHz, tendo sido a maior compradora destas frequências no leilão 5G da Anatel, em 2021. E, inicialmente, o sinal já irradiará em quatro das sete regiões da capital, Centro, Norte, Sul e Oeste, englobando parte dos seguintes setores: Setor Sul, Setor Jardim Goiás, Setor Bueno, Setor Nova Vila, Setor Pedro Ludovico, Setor Oeste, Setor Bela Vista, Setor Marista, Residencial Recanto dos Buritis, Nova Suíça e Setor Sudoeste. A mancha de cobertura estará disponível no site da Claro (www.claro.com.br/5G). É importante reforçar que essa é apenas a fase inicial. A Claro continuará expandindo sua rede de 5G+ e chegará gradativamente a outras áreas de Goiânia e do Brasil.
O 5G é uma tecnologia habilitadora que, além de mais velocidade, também possibilita baixa latência e alta concentração de tráfego de dispositivos. Além de trazer ganhos de experiência para o mercado consumidor, o 5G vai atender às necessidades do mercado B2B e aplicações que deverão ser desenvolvidas no futuro, inclusive a Internet das Coisas.
A adoção do 5G+ não vai exigir nenhuma alteração de contrato. Qualquer cliente com aparelho compatível e em área com cobertura pela tecnologia pode ter acesso ao 5G+ sem necessidade de mudar de plano ou de chip.
Todos os smartphones 5G homologados pela Anatel já suportam também as faixas dedicadas e serão automaticamente compatíveis com o novo 5G+. A expectativa inicial é do alcance de velocidades entre 600 Mbps e 800 Mbps, chegando até 1 Gbps (dependendo do tamanho da célula e da quantidade de terminais com uso simultâneo naquele momento).
Atualmente, 70% dos aparelhos vendidos pela Claro são compatíveis com o 5G+. E, por oferecer opções desde o lançamento 5G DSS, a operadora já possui cerca de 2,6 milhões de smartphones compatíveis em operação em sua rede. A Claro ainda incentiva os fornecedores do setor a produzirem telefones com valores mais acessíveis, colaborando fortemente para democratização e aceleração da adoção do 5G para os usuários, seja através de disponibilização de aparelhos exclusivos ou na maior oferta de produtos.
Hoje, a Claro já possui cerca de 50 aparelhos com acesso do 5G+ em seu portfólio e estimula preços mais acessíveis para o consumidor, que pode adquirir um smartphone a partir de R$1.299, no plano pós-pago e com opção de parcelamento a longo prazo.
E cada vez haverá mais aparelhos. Com exclusividade, para aprimorar ainda mais a experiência do cliente, a Claro trouxe recentemente ao mercado, em parceria exclusiva com a Motorola, o smartphone moto g62 5G, já preparado para acessar a quinta geração da internet móvel em todas as frequências disponíveis. A venda acontece nas lojas físicas e online da Claro, além dos canais próprios da fabricante. A Claro tem diversas ofertas de aparelhos, inclusive para as capitais onde as ativações estão acontecendo.
Aproveitando a potencialidade da rede 5G+, a Claro está trabalhando com parceiros para desenvolver capacitações de desenvolvimento de aplicações no metaverso, com uso de óculos de realidade aumentada e virtual. Também comercializará equipamentos como o novo laptop da Lenovo, que já vem pronto para receber um chip 5G+ da operadora.
“Estamos orgulhosos em habilitar mais essa fase da evolução tecnológica no Brasil. É mais um passo em um universo vasto de possibilidades, muitas ainda nem pensadas. A disponibilização do 5G+ abre portas para novas discussões; oportunidades em negócios, serviços, comunicações; acelera a digitalização; além de impulsionar a criação de aplicações que irão fazer diferença na vida das pessoas e tornar o dia a dia mais divertido e produtivo. Mas, é só o início. Temos um longo e desafiador caminho pela frente”, avalia José Félix, presidente da Claro.

5G PARA O MERCADO CORPORATIVO DE GOIÂNIA
Com o 5G+ da Claro, a Embratel, marca do Grupo responsável pela frente corporativa, habilitará o próximo nível dos negócios de Goiás, começando por Goiânia, um dos principais polos econômicos do país. Com a quinta geração de internet móvel, os mais variados segmentos da economia goiana, como indústria, finanças, agronegócio, saúde, educação, varejo, óleo e gás, energia e utilidades, mobilidade, logística e transporte, segurança e transporte público, vão passar por uma digitalização única e nunca vista.
O 5G favorecerá a criação de novas soluções para transformar a maneira como as empresas e instituições públicas operam. A Embratel irá disponibilizar a infraestrutura digital necessária para desenvolver o mercado, possibilitando a criação de novos modelos de negócios, capazes de ampliar capacidades e otimizar operações, traçando um futuro altamente digitalizado e inovador.
“Goiás é um Estado muito importante para a Embratel. Começar esse novo desenvolvimento tecnológico na região nos deixa muito felizes e temos certeza de que, em conjunto com empresas e governos, levaremos o Estado para o próximo nível de digitalização. Esse novo ecossistema formado a partir do 5G permitirá uma contribuição imensa para o desenvolvimento econômico e social do País, expandindo limites e ajudando na modernização de inúmeros setores com uma inovação inédita no mercado. A Embratel irá proporcionar uma infraestrutura digital habilitadora de inovações, que vai muito além da conexão entre pessoas e velocidade na transmissão de dados. Com a nova geração de conectividade, possibilitaremos a adoção em larga escala entre os mais diversos dispositivos conectados e soluções para gerar impactos extremamente positivos em toda sociedade brasileira”, diz José Formoso, CEO da Embratel.
De acordo com o executivo, aplicações com o uso 5G, somadas a tecnologias emergentes e existentes, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Cloud Computing, Big Data, Edge Computing e Machine Learning, serão capazes de gerar valor a longo prazo, com eficiência, segurança, ultraprocessamento de dados, estrutura de baixíssima latência, alta confiabilidade, resiliência e disponibilidade.
A nova geração de conectividade irá tornar a conexão muito mais abrangente. Bilhões de devices conectados transportarão de forma instantânea o mundo físico para o digital, capturando e analisando uma infinidade de dados sobre o que acontece ao redor, em uma união perfeita entre Internet das Coisas, Big Data e Analytics. Dessa forma, informações sobre como as pessoas vivem, trabalham e se movem pelas cidades, por exemplo, serão captadas e avaliadas para gerar novos produtos e experiências.
Todo o potencial industrial local será colocado em prática por meio da implantação de redes 5G. Como exemplo, a tecnologia apoiará a manutenção preditiva e remota utilizando sensores para prever e solucionar ocorrências a distância. Inspeções mais rápidas e eficazes por meio de inteligência preditiva, ampliação da segurança do trabalho e do trabalhador, e o aumento da eficácia operacional estão entre as principais vantagens trazidas pelo 5G nas indústrias.
As cidades da região se tornarão mais inteligentes e a administração pública poderá, por exemplo, monitorar a qualidade do ar com mais assertividade, obtendo mais informações para colocar em prática políticas focadas em melhorias ambientais e na saúde da população. Hospitais goianos poderão realizar cirurgias robóticas à distância, com a integração de equipes médicas de várias especialidades a partir de diferentes locais para realizar os procedimentos suportados pela transmissão de dados e imagens em tempo real. Também será possível ampliar o uso da telessaúde, com ainda mais pessoas atendidas em localidades distintas usando conexão 5G de excelência. No agronegócio, a agricultura de precisão realizará a medição das condições ambientais, do solo e da cultura com dispositivos IoT de forma mais efetiva, com análises mais aprofundadas, tomada de decisões mais rápidas e, como consequência, mais produtividade.
Através de estruturas de Corporate Venture Capital, a Claro e seus clientes corporativos também poderão participar ativamente na criação de um ecossistema de startups ou financiar o desenvolvimento de soluções especializadas por integradores e fornecedores de tecnologia.