Claro e Embratel fornecem 5G SA na faixa 3,5Ghz para transmissão da Globo do Carnaval de São Paulo

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Essa é a primeira vez que o 5G com tráfego priorizado por meio de Network Slicing foi usado pela Claro para transmitir um grande evento no País com garantia de banda, confiabilidade e estabilidade de rede

A Claro e a Embratel se unem à Globo para inovar no Carnaval. Pela primeira vez, o desfile do Grupo Especial das Escolas de Samba do Carnaval de São Paulo foi transmitido por meio de 5G SA (Standalone), na faixa 3,5GHz, garantindo toda a experiência que a quinta geração de internet móvel pode prover. A partir da parceria, a Globo experimentou muito mais agilidade na transmissão de imagens a partir do Sambódromo do Anhembi.

A tecnologia utilizada foi uma rede 5G priorizada, que proporciona mais disponibilidade, estabilidade e abrangência. Por meio do Network Slicing, foi disponibilizado um link com tráfego direcionado para os Mochilinks da Globo – mochilas adaptadas com dois SIM Cards 5G, que foram usadas pelos cinegrafistas para captar as imagens que chegaram à casa de milhões de telespectadores em todo o Brasil. Com o tráfego priorizado, é possível garantir que a banda foi utilizada com total eficiência para a transmissão da Globo, sem competir com outros dispositivos que estavam conectados à rede. O Network Slicing priorizou e segregou o tráfego para câmeras da emissora.

Com o 5G+, os equipamentos foram capazes de transmitir conteúdo em tempo real e com extrema qualidade e velocidade, além de maior mobilidade, pois o uso de rede 5G elimina a necessidade de cabeamento, tornando o manuseio das câmeras mais fácil. A transmissão ocorreu a partir de qualquer ponto do Sambódromo, incluindo a concentração, onde as escolas se preparam para os desfiles; a dispersão, local de saída dos carros alegóricos e sambistas; e a arquibancada, lugar em que público acompanha os desfiles. As câmeras conectadas com 5G estiveram totalmente livres para circular pelo Sambódromo.

“A Globo é nossa cliente de longa data e a transmissão do Carnaval por meio do 5G comprova como, juntos, somos ainda mais inovadores. A Embratel tem ampla experiência no fornecimento de infraestrutura tecnológica para grandes eventos e, com o 5G mostramos como a tecnologia é capaz de transformar a transmissão das imagens para os telespectadores, com alto poder de processamento de dados e baixíssima latência. Tornamos a experiência da audiência da TV Globo no Carnaval ainda melhor”, diz Gustavo Silbert, Diretor-Executivo da Embratel.

A infraestrutura única montada pela Claro e pela Embratel forneceu confiabilidade e flexibilidade para a transmissão com 100% de garantia de banda. Além disso, o 5G+ da Claro, já ativado na região do Sambódromo do Anhembi, levou uma melhor experiência de conectividade ao público presente. “Com a quinta geração de internet móvel, a Claro busca levar ainda mais possibilidades para que as pessoas possam se conectar e ter as melhores experiências, onde estiverem. A Claro está ampliando sua cobertura 5G pelo País e tem muito orgulho de conectar umas das festas mais importantes para o povo brasileiro”, diz Celso Birraque, diretor de redes e acessos móveis da Claro.