Claro e Embratel apresentam soluções de conectividade para agropecuária na Parecis SuperAgro 2023

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Claro e Embratel oferecem soluções tecnológicas inovadoras desenvolvidas de forma colaborativa com clientes e empresas líderes do setor

Durante a feira, as marcas celebraram parceria com a Áster Máquinas e Sol Internet of People para implantação de 75 torres de internet até o final de 2023. O investimento beneficiará mais de 700 mil famílias na área rural de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Campo Novo do Parecis (MT), 03 de abril de 2022 – A Claro e a Embratel, empresa responsável pelas soluções corporativas da operadora, participaram da 14ª edição da Parecis SuperAgro, considerada uma das maiores e mais completa feira de agronegócio do Brasil, realizada na última semana, no Parque de Exposições Odenir Ortolan, em Campo Novo do Parecis (MT). A Claro e a Embratel marcaram presença no evento ao lado do parceiro Sol Internet of People, no estande da Áster Máquinas, representante exclusivo da John Deere, uma das maiores fabricantes de máquinas agrícolas do mundo, concessionário da John Deere em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

“A Claro e a Embratel estão à frente do mercado nas ofertas de tecnologias para o agronegócio, segmento responsável por mais de 25% do PIB brasileiro. Durante a Parecis SuperAgro demostramos como as nossas soluções são capazes de gerar os melhores resultados aos produtores da região.”, afirma o Diretor de Negócios de IoT da Claro, Eduardo Polidoro.

“Como habilitadora de transformação digital no mercado corporativo, a Embratel está sempre em busca de levar as melhores soluções aos nossos clientes do agronegócio”, afirma Adriano Pires, Diretor de Vendas da Embratel. O executivo também ressalta que a Claro e a Embratel estão apoiando cada vez mais no desenvolvimento do setor com inovação e tecnologias de ponta. “Ficamos muito felizes em poder mostrar a qualidade dos nossos serviços durante o Parecis SuperAgro”, diz.

Como provedoras de conectividade nas fazendas, a Claro e a Embratel buscam ampliar a cobertura nas áreas rurais, desenvolvendo projetos personalizados com equipamentos e infraestrutura necessários para fornecer conectividade, adicionando valor à experiência dos clientes, parceiros e ecossistema. Dessa forma, a conectividade e as soluções de agricultura digital da Claro e da Embratel trazem mais produtividade ao campo, maior segurança alimentar, um controle mais rígido da produção e redução de emissão de gases de efeito estufa.

No fim de 2020, a Claro, a Embratel, John Deere Brasil e a Sol – Internet of People anunciaram uma colaboração para implementar a agricultura 5.0 ao campo brasileiro a partir de um modelo inédito, sem investimentos do produtor em infraestrutura de telecomunicações. Por meio da solução Campo Conectado, que integra o Claro Smart Agro, foi possível levar conectividade para o campo e acelerar a agricultura digital. Tudo isso com inovações que fazem o gerenciamento das propriedades em tempo real, reduzem desperdício de sementes, promovem a utilização mais racional de fertilizantes e defensivos agrícolas, propiciam a diminuição de uso de combustível fóssil, tornando possível a redução de perdas agrícolas, monitoram temperatura, umidade, localização e assim aumentando a rastreabilidade na cadeia alimentar.

Lançamento ConectÁster

A Áster Máquinas investe na feira Parecis SuperAgro e, em parceria com a Claro, a Embratel e a Sol Internet of People, lançou oficialmente, durante o evento, o ConectÁster. O projeto englobará cerca de 3 milhões de hectares a serem conectados nas áreas onde a Áster atua em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com 75 torres implementadas pela Claro e pela Embratel. Com isso, mais de 700 mil famílias serão beneficiadas na região.

“O objetivo é dar condições para que o nosso cliente possa aproveitar ao máximo as informações e dados dos nossos maquinários, transformando-os em conhecimento e dando as condições ideais para que ele possa tomar a melhor decisão agronômica”, explica Luiz Piccinin, presidente da Áster Máquinas.

O CEO da Sol, Rodrigo Oliveira, comenta que há algum tempo já debatia com a Áster sobre como atuar positivamente no cenário da conectividade no estado. “Sempre pensávamos em algo mais tímido, mas decidimos por um projeto que realmente transformasse o panorama da internet em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul”, ressalta o executivo.

“Antes, as máquinas eram menores, eram manuais e demandavam mais operadores. Hoje em dia, tudo é mais eficiente, o que é importante porque significa mais produtividade no campo, mais alimento e, por consequência, preços mais interessantes para o consumidor final”, avalia Rodrigo Acco, um dos clientes da Áster Máquinas no ConectÁster.