Cinco motivos para sua empresa investir em podcasts

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Você já ouviu um podcast hoje? Se ainda não, saiba que tem muita gente por aí que mantém playlists carregadas de conteúdos.

Não é para menos: esse tipo de material, entregue na forma de áudio, está na mira do público por oferecer informações sob demanda e por estar sempre disponível para uso. 

Por isso, hoje, os programas de áudio on-line são um dos principais meios de consumo de informação dos brasileiros.

Mas não é só isso: o podcast tem chamado a atenção das empresas, que podem produzir conteúdos que sejam criativos e entretenham o público, ao mesmo tempo em que geram valor para suas marcas. 

Confira aqui no blog da Planin cinco motivos destacados para investir em um podcast para a sua empresa:

1. Aproximação – Como a plataforma permite que você ouça o conteúdo enquanto faz outras coisas, as pessoas podem incluir podcasts em suas rotinas diárias, como em atividades domésticas, academia ou no trânsito. Desse modo, ao produzir um podcast corporativo, a empresa cria uma forma de estar presente no dia a dia dos clientes. O resultado disso é que o vínculo entre a marca e o público se torna mais forte. 

2. Cria autoridade – Quem ouve um podcast sobre determinado assunto tem curiosidade e interesse em saber mais sobre aquele tema e sobre o especialista que está apresentando o conteúdo. Isso significa que, se uma empresa começa a criar podcasts focados em um segmento, ela vai atrair as pessoas que se interessam por aquelas ideias – inclusive seus produtos e serviços. Como resultado, é possível aumentar a autoridade da marca para os públicos de interesse, mostrando domínio sobre o assunto.

3. Flexibilidade de formato – Outra vantagem do podcast é que ele permite a divulgação de conteúdos em diferentes formatos. Por exemplo, sua empresa pode planejar entrevistas, com troca de conhecimento entre participantes, ou material individual, em que um único apresentador expõe todo o conteúdo.

4. Comunicação dirigida (ou segmentada) – Em tempos de excesso de informações, não é possível querer falar com todo mundo da mesma forma. Por isso, conhecer seu público e saber se comunicar com as pessoas são ações essenciais – e o podcast tem justamente o poder de criar uma comunicação dirigida, capaz de ajudar as empresas a aprender melhor quem é o cliente. Assim, a energia que a marca gasta com marketing é totalmente direcionada a um alvo específico, capaz de gerar mais retorno com menos investimento.

5. Gera vendas –Segundo levantamento da PodPesquisa, realizada em parceria com a Rádio CBN, mais de 60% dos ouvintes declararam já ter comprado ao menos uma vez um produto ou serviço anunciado em um podcast. Na mesma pesquisa, 61,4% das pessoas disseram dar mais atenção a anúncios em podcasts quando o produto anunciado tem relação com o tema do episódio

Esses dados mostram que, além de oferecer conteúdo e aproximar as marcas dos consumidores, os podcasts podem ser uma fonte de retorno financeiro, principalmente agora, em tempos de distanciamento social e trabalho remoto.

E o melhor: sua empresa pode, sim, ter um podcast corporativo! 

Quer saber como? Entre em contato com a equipe da Planin. Vamos juntos transformar suas ideias em um verdadeiro sucesso!

Equipe Planin
[email protected]