Por Flavio Bolieiro, Diretor Regional da Dynatrace
Em um cenário com crescimento exponencial de dados, as empresas estão diante de novos desafios de gestão para impulsionar seus negócios. A transformação digital não mostra sinais de desaceleração. Como resultado, a complexidade dos ecossistemas multicloud modernos continua a aumentar. A proliferação de dados, bem como uma necessidade crescente de sua análise, acelerou a um ritmo que torna humanamente impossível acompanhar as estruturas de TI e garantir que elas funcionem bem e interruptamente.
Cada vez mais, as organizações estão precisando procurar plataformas para lidar com a complexidade e obter visibilidade dos ambientes, inclusive os armazenados em Nuvem. A saída encontrada por inovadoras empresas é tecnológica. Quem usa observabilidade moderna para monitorar ambientes de nuvem em expansão consegue operar com mais eficiência, inovar com mais rapidez e segurança e fornecer resultados de negócios consistentemente melhores e fundamentais para a tomada de decisões.
A convergência entre observabilidade e segurança, o aumento da importância da Inteligência Artificial (IA) e a natureza crítica da automação são essenciais para lidar com as novas mudanças empresariais que estão acontecendo. A observabilidade automática e inteligente permite gerenciar, em tempo real e com insights precisos, todas as aplicações, dados e recursos dos ambientes de tecnologia das empresas, contribuindo para a otimização dos sistemas e para a correta entrega de serviços.
A automação está se tornando uma estratégia central à medida que as organizações migram e operam em ambientes Cloud. Isso pode ser comprovado em uma recente pesquisa da McKinsey: mais de 70% dos entrevistados já estão considerando a automação de TI um componente crucial de suas estratégias de transformação digital. Porém, embora seja possível automatizar pelo menos um quarto das tarefas de TI, menos de 20% dos entrevistados já escalaram tecnologias que permitem isso em suas empresas. Isso mostra que o potencial de crescimento e as possibilidades de diferenciação competitiva são enormes.
Mudar os ambientes tecnológicos para um modelo mais automatizado é uma meta estratégica para 2023 para muitos CEOs e líderes de TI. Para ajudar executivos a otimizarem seus resultados nos atuais ambientes de TI que estão repletos de mudanças, compartilho cinco maneiras para impulsionar os negócios com inteligência artificial e observabilidade.
Colete e armazene corretamente os dados, conforme a estratégia de negócios — Uma grande questão nas empresas é o alto volume de dados que são gerados, armazenados em silos e que ficam sem uma gestão inteligente. Além disso, o armazenamento, a manutenção e a conservação de informações em ambientes cloud são caros. Com isso, o desafio é encontrar novas maneiras de definir os dados que são realmente importantes para os negócios, evitando guardar o que não será usado, e criar maneiras para analisar as informações dentro do contexto de interesse para as companhias. Com a tecnologia de observabilidade, as empresas conseguem acompanhar toda a jornada dos dados para obter melhor performance digital.
2) Automatize a análise das informações e use IA – É necessário fazer uma análise adequada dos dados para reuni-los de forma estratégica e convergente para gerar insights aos negócios. Isso só é possível com a automação dos sistemas para a verificação instantânea e para reparo de eventuais problemas. É fundamental ter uma plataforma equipada com Inteligência Artificial para identificar e resolver problemas de forma automática, pois a análise manual é praticamente impossível. A IA possibilita um ciclo de feedback que garante ajustes rápidos, automáticos e seguros para uma nova jornada digital de alta performance. Além disso, com a Inteligência Artificial Causal é possível compreender não só os dados, mas suas origens, interdependências e contextos. Uma abordagem recomendada é aproveitar os benefícios de Data Lakes, mantendo o processamento paralelo massivo, as análises multidimensionais, a centralização da gestão e a economia de espaço em Nuvem, mesmo diante do alto volume de armazenamento.
3) Robotize o trabalho – A observabilidade pode substituir técnicos em atividades rotineira e manuais para que eles foquem em ações mais estratégicas. A robotização pode realizar o trabalho de forma ininterrupta e aumentar a qualidade das aplicações, assim como de todo o ambiente digital. Segundo pesquisa mundial, mais de 70% dos CIOs (Chief Information Officers) consideram que a complexidade de dados em seus ambientes é maior do que a capacidade de gerenciamento de seus técnicos. A performance das empresas brasileiras estará comprometida se elas não usarem sistemas de automação, sendo que a mais moderna tecnologia para gerenciar a complexidade dos dados em ambientes complexos é a de observabilidade. .
4) Acompanhe os ambientes complexos – Felizmente estão ficando no passado os dias nos quais os centros de desenvolvimento (DevOps) trabalhavam manualmente. As modernas tecnologias cloud-native ganham cada vez mais espaço na automação mais inteligente dos ambientes e já são capazes de reunir insights e observar os dados com muito mais habilidade, qualidade e assertividade que os humanos.
Leve a segurança a outro patamar – Em tempos de constantes ciberataques, é preciso destacar que proteção contra os ataques em tempo real não é o mesmo que corrigir problemas de segurança de forma rápida. Com base em informações de nível de código das aplicações e análises das transações, ataques podem ser detectados e bloqueados, com precisão e sem ‘falsos positivos’. A configuração de regras e possíveis permutações exige um esforço significativo e torna quase impossível para as equipes de TI acompanharem novas ameaças em aplicações altamente dinâmicas. Por isso, invista em modernas plataformas para automatizar esse processo.
Sem dúvida, a tecnologia é fundamental para que as organizações permaneçam inovadoras e competitivas. A automação aos processos e dos fluxos de trabalho de TI ajudam a diminuir a complexidade dos ecossistemas híbridos e multicloud de hoje, substituindo o monitoramento manual por novas técnicas de observabilidade. Empresas que fecharem seus olhos para esses avanços correm o risco de ficar sobrecarregadas, sem produtividade e sem condições de resolver seus problemas. A pergunta que fica é: sua empresa sairá à frente do mercado ou ficará estática diante das mudanças?