Cinco coisas para serem evitadas no Twitter

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Já vamos começar este texto dizendo: Sim, o Twitter não morreu! Muito pelo contrário. Por ser a mídia oficial de diversas entidades governamentais e celebridades, essa rede tem atraído a atenção dos internautas – e, também, das empresas. 

Versátil, prático e fácil de usar, o Twitter possui diversas vantagens, principalmente se o público da sua empresa forem os mais jovens. Pesquisas mostram que jovens de 18 a 24 anos representam maior expressividade nessa rede.

Mas, para aproveitar ao máximo o uso dessa mídia social e obter resultados significativos para seus negócios, é importante que as empresas tomem alguns cuidados. Confira aqui no blog da Planin cinco coisas para serem evitadas no Twitter Corporativo:

1. Não entender seu funcionamento e particularidades — Aqui vai uma lição muito básica sobre o uso do Twitter e de qualquer outra mídia social: é essencial avaliar as funcionalidades, benefícios e particularidades de cada rede.  

É comum que as empresas, na intenção de ganharem visibilidade no ambiente on-line, adotem a mesma estratégia para todas as mídias sociais, sem considerar fatores como tamanho recomendado do post, padrão de imagem, hashtags e outros. No Twitter, vale lembrar que os posts devem ter limite de 280 caracteres. 😉 

2. Não ter um planejamento de conteúdo — Antes de criar um perfil nas redes sociais, é importante que as marcas façam um planejamento de conteúdo e de linha editorial. Não adianta ter presença no Twitter, por exemplo, sem manter a página ativa, com atualizações constantes e oferecendo informações de interesse para os seguidores. Além disso, as empresas precisam levar em consideração o modo como vão se comunicar, afinal, os internautas do Twitter pedem uma linguagem mais informal e direta. Conte com a equipe especializada da Planin para elaborar sua estratégia digital e alavancar a visibilidade da sua marca nas mídias sociais.

3. Não responder às menções — Presença digital também envolve interação e relacionamento com o público. A menção é uma forma muito utilizada pelas pessoas para chamar a atenção de forma positiva ou negativa sobre um perfil.

Por isso, é recomendável que as empresas sempre respondam às pessoas que mencionam a sua marca. É claro que, se você tem uma conta com muitos seguidores e recebe um número excessivo de menções, esse retorno precisará ser feito de modo mais estratégico e gradual.

4. Fazer uso inadequado de hashtags — Algumas empresas usam hashtags muito específicas e sem visibilidade. É preciso selecionar hashtags estratégicas que ajudem a divulgar o post e aumentar a relevância da marca no Twitter.

Uma forma de avaliar as melhores hashtags para seu negócio é a partir dos Trending Topics, que mostram os assuntos mais comentados no momento.

5. Retuitar com frequência exagerada — No Twitter, é comum as pessoas compartilharem conteúdos que achem interessantes. No caso dos perfis corporativos, é preciso ter cautela para não exagerar na quantidade de retweets, o que pode impactar negativamente a imagem da empresa, além de demonstrar falta de criatividade para gerar conteúdos próprios. 

Um bom planejamento prevê compartilhamentos estratégicos que envolvam o mercado e mostrem que a empresa acompanha as tendências, sempre acrescentando uma mensagem institucional que diferencie a marca.  

Quer divulgar a sua marca no Twitter? Entre em contato com a Planin e conte com nossos especialistas para conquistar excelentes resultados! 

Equipe de marketing

mark[email protected]