KPMG reconhece eficiência da plataforma Sm@rtering no processamento de milhões de dados
A CGI (NYSE: GIB) (TSX: GIB.A), uma das maiores empresas de serviços de tecnologia da informação e processos de negócios do mundo, foi reconhecida pela excelência de seu trabalho e pela capacidade de processar grandes volumes de dados, segundo recente relatório “Sm@rtering Volume Tests – Monitoring Report”, da KPMG, empresa de consultoria e auditoria, que confirma a eficácia da solução Sm@rtering, da CGI, na gestão de informações relevantes e nos principais processos de negócios envolvidos nas operações dos clientes. O estudo mediu a eficiência da solução no processamento de dados coletados em cinco milhões de medidores inteligentes.
“A CGI é líder na gestão de Infraestruturas de Medição Avançada (Advanced Meter Infrastructure – AMI) desde que o conceito surgiu. A solução Sm@rtering foi desenvolvida para gerenciar todo o conjunto de dados da AMI e o seu processamento. O mercado de energia está cada vez mais inteligente e as empresas de Utilities devem estar preparadas para lidar com grandes volumes de dados que crescem continuamente. E, para isso, precisam de soluções inteligentes e robustas”, afirma Paulo Luz, Vice-Presidente e Responsável pela unidade de negócios de Energia e Utilities da CGI em Portugal.
A solução possui uma interface de utilização intuitiva, que permite ao fornecedor de Utilities a integração — numa única plataforma — de medidores de água, gás e eletricidade, de clientes residenciais, comerciais e industriais. A ferramenta também se destaca pela fácil e rápida implantação em múltiplos locais.
“A CGI investe no Sm@rtering para atender às crescentes necessidades do mercado. O módulo AMI Supervision & Grid Control da ferramenta recebeu recentemente nova funcionalidade, que oferece às empresas de Utilities uma vantagem única durante os processos de integração com sistemas externos e com a nova geração de sensores de rede de baixa tensão. Essa novidade também foi validada pela KPMG em seu relatório”, diz Nigel Spooner, Vice-Presidente da área de Global Utilities da CGI.
O Sm@rtering foi criado a partir da ampla experiência da CGI em AMI, que inclui o desenvolvimento, em parceria com a EDP, da rede elétrica inteligente em Portugal e do InovGrid — projeto selecionado pela Comissão Europeia e pela Eurelectric como referência no segmento na Europa.
Na execução do InovGrid, o Sm@rtering foi utilizado para gerir aproximadamente 400 mil medidores inteligentes de residências em Portugal e na Espanha. O sucesso do projeto, combinado com o novo relatório da KPMG, coloca a plataforma na liderança das soluções para gestão de informação do mercado energético, setor cada vez mais impulsionado por dados.
“O reconhecimento da KPMG comprova a nossa expertise mundial no setor de Utilities. O Sm@rtering é uma solução inovadora que facilita a rotina de gerenciamento das empresas do setor, otimizando tempo e recursos”, completa Marco Afonso, Executivo de Contas e Especialista no setor de Utilities da CGI no Brasil.
Para mais informações, consulte o relatório completo da KPMG ou o seu resumo executivo.