A CGI, uma das maiores empresas de serviços de tecnologia da informação e processos de negócios do mundo, que em agosto passado adquiriu globalmente a Logica, anuncia que recebeu homologação e outorga do Banco Central para atuar como Provedora de Serviços de Tecnologia da Informação (PSTI).
Para esta conquista, a CGI apresentou ao BACEN (Banco Central do Brasil) um projeto de implementação com a Autbank, empresa que também fornece sistemas ao mercado financeiro e é sua parceira de PSTI por meio do sistema SGR (Sistema Gerenciador de Recursos), para tratar as transações do SPB (Sistema de Pagamento Brasileiro). Após um período de testes, o BACEN atestou a capacitação da CGI para a prestação destes serviços em infraestrutura computacional.
O serviço PSTI baseia-se em outsourcing do sistema SPB, utilizado por bancos e instituições financeiras, incluindo o sistema transacional e a infraestrutura necessária à sua operacionalização. O sistema SPB demanda infraestrutura particular, segregada e com maior exigência de segurança e disponibilidade, o que pode encarecer os custos da instituição. A solução PSTI é uma opção segura e muito atraente em termos de custo, e permite às instituições financeiras efetuarem transações de transferências de recursos, pagamentos e outras transações de reserva bancária junto ao BACEN e às Clearings (Câmaras de Liquidação e Custódio) por meio da hospedagem de aplicações para gestão e fluxo de mensageria que conectam instituições financeiras ao SPB, que, por ser crítico às instituições financeiras ao exigir alta disponibilidade, tem toda a sua comunicação feita pela de forma segura e exclusiva pela RSFN (Rede do Sistema Financeiro Nacional).
Com diversos clientes atuais para esta solução, a infraestrutura oferecida garante a alta disponibilidade, além de uma Central de Serviços de TI para o pronto atendimento técnico, estruturado e alinhado com as melhores práticas do mercado e garante agilidade, o que significa que os eventuais incidentes são tratados rapidamente sem impactar nas operações dos clientes.
“Com esta parceria, aliamos a expertise da Autbank em sistemas de SPB (SGR Sistema Gerenciador de Recursos) na modalidade PSTI, com mais de 40 anos de experiência da CGI em serviços de Infraestrutura. Estamos muito confiantes em agregar novos valores aos clientes do mercado financeiro, além de garantir disponibilidade e estabilidade em seus sistemas”, afirma Paulo Borba, diretor comercial da Autbank.
“Acreditamos na evolução do setor financeiro e estamos sempre atentos às novas demandas, investindo constantemente em nossos especialistas e em infraestrutura para garantir um atendimento ágil e inovador a este mercado, que está em constante evolução”, diz Marcelo Mendes, diretor de vendas e desenvolvimento de negócios da CGI no Brasil.
A CGI é líder em infraestrutura e software de pagamentos para instituições financeiras na Europa e, agora, traz essa experiência para o mercado brasileiro. A combinação do conhecimento no segmento financeiro e seu ambiente regulatório permite que seus consultores de negócio tenham pleno entendimento dos requisitos para a gestão de informação e processos do setor.
“Com este novo escopo de atuação e, agora, como provedor PSTI, nos tornamos referência em outsourcing de processos e missão crítica para instituições financeiras no País. Por meio do PSTI, temos a oportunidade de demonstrar nossa eficiência e qualidade de serviços, além de nossas outras soluções”, afirma Mendes.