Case da Suzano é apresentado na COP26

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Iniciativas de sustentabilidade da companhia são destaque em evento promovido pela Business For Nature

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, será uma das empresas representadas no evento “Enfrentando as crises climáticas e naturais juntos”, promovido pela Business for Nature. A companhia terá um case sobre suas práticas de sustentabilidade no evento que acontece neste sábado (6), no pavilhão de negócios da COP26, e que tem como objetivo debater a preservação dos recursos naturais. É prevista a participação de grandes empresas, além de entidades como We Mean Business Coalition, The Nature Conservancy (TNC), WWF, Wildlife Habitat Council, Confederation of Indian Industry e World Business Council for Sustainable Development.

A Suzano entende que enfrentar as mudanças climáticas é o maior desafio dessa geração. Com uma base florestal de cerca 2,3 milhões de hectares, dos quais aproximadamente 40% de sua área total são destinados à conservação, a empresa tem um grande potencial de gerar soluções baseadas na natureza contribuindo com a preservação da biodiversidade e com a remoção de carbono da atmosfera. Além disso, a companhia promove o desenvolvimento social das comunidades do torno das suas áreas de atuação para que também sejam agentes de preservação do meio ambiente.

Entre as práticas presentes no case da companhia, destacam-se o Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT), atualmente reconhecido pela ONU como um dos maiores programas privados de restauração ambiental do mundo; a emissão de títulos de sustentabilidade, ou sustainability-linked bonds, que levaram a companhia a ter quase 40% da sua captação financeira atrelada a compromissos ambientais e sociais; a publicação de uma Central de Indicadores com mais de 430 métricas alinhadas às principais diretrizes internacionais de reporte ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança corporativa); e o lançamento de suas metas de longo prazo, também conhecidos como Compromissos para renovar a vida, entre outros.

“Para a Suzano, atuar no combate às mudanças climáticas é um compromisso prioritário e, por isso, anunciamos recentemente a antecipação em cinco anos – de 2030 para 2025, da nossa meta de remover 40 milhões toneladas de carbono da atmosfera. Nós já somos uma companhia que remove mais CO2 da atmosfera do que emite, o que significa ser positiva para o clima”, completa Cristina Gil, diretora executiva de Sustentabilidade da Suzano.

A companhia também acredita que as comunidades vizinhas às suas áreas devem fazer parte do processo de mudança e, por meio de programas sociais, atua para gerar transformações positivas nas regiões em que está presente. Iniciativas como o projeto Nascentes do Mucuri, também destacado no case, promovem a educação ambiental e ajudam as comunidades a criarem uma cultura de preservação. ‘’Como sociedade, devemos entender como podemos nos conectar melhor com o território por meio de uma lente regenerativa, tanto ambiental quanto socialmente. Precisamos agir agora”, afirma Cristina.

Atualmente, as mudanças climáticas representam um dos principais desafios que o mundo enfrenta e, portanto, exigem uma ação global imediata para mitigar seus efeitos. Apesar das dificuldades nesse cenário, a Suzano acredita que há oportunidades para o Brasil, em razão do potencial único de armazenamento de carbono de suas florestas e, consequentemente, da possibilidade de participar do desenvolvimento de um mercado global de créditos de carbono.

O evento “Enfrentando as crises climáticas e naturais juntos” será realizado em modelo híbrido e poderá ser acompanhado às 8h30 GMT ou 5h30, no horário de Brasília, por meio do site https://www.wemeanbusinesscoalition.org/cop26-climate-pledge-theatre-live/.

Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Planin – Assessoria de Imprensa da Suzano
Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe – www.planin.com
Contato: Eduarda Lopes, Maíra Telles e Thallyta Nunes
[email protected] – Tel.: (11) 2138-8940 – Cel.: (11) 99552-6730