Objetivo da parceria é apoiar iniciativas inovadoras de empreendedorismo negro e de incentivo à igualdade racial no meio corporativo
Eliminar o racismo por meio de ações afirmativas, a fim de alcançar o equilíbrio na diversidade racial dentro do ambiente de trabalho. Essa é uma das propostas da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial, lançada em 2021 e que já conta com quase 30 empresas participantes e mais de 180 associados. Em sintonia com esse movimento de transformação, a BrazilFoundation, organização filantrópica que promove equidade socioeconômica, racial e de gênero em todo o País, acaba de anunciar seu apoio institucional ao projeto.
“Damos boas-vindas a BrazilFoundation, que soma forças com o Pacto para fortalecer parcerias voltadas à filantropia antirracista no Brasil, dando apoio ao debate sobre ações afirmativas nas empresas para a equidade racial e investimento social privado para a eliminação do racismo”, declara Gilberto Costa, diretor executivo da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial, que é também diretor executivo do JP Morgan/International Private Bank Latam and Global Families Group Operations Lead e membro do Conselho da BrazilFoundation.
A colaboração institucional vem para reforçar ações já em andamento na BrazilFoundation, como o Fundo de Empreendedorismo Negro. “Por meio dessa iniciativa, e agora com o suporte técnico do Pacto, daremos continuidade ao histórico de apoio da BrazilFoundation a dinamizadoras negras, identificado desde 2015, proporcionando maior estrutura a essas parcerias e arrolando mais recursos para investimento e capacitação, não só de empreendedores e empreendedoras, mas também de lideranças negras”, pontua Will Landers, presidente do Conselho Diretor da BrazilFoundation e sócio-diretor do BTG Pactual.
Além do incentivo ao empreendedorismo negro, que agora conta com a parceria da BrazilFoundatidon, o Pacto criou um Protocolo ESG Racial para empresas com regras que contemplam o equilíbrio racial e que estão alinhadas à agenda ESG. Os resultados apresentados pelas companhias são aferidos por um mecanismo próprio de avaliação, o Índice ESG de Equidade Racial – IEER.
Desenvolvido por econometristas da USP e do INSPER, o IEER é uma iniciativa pioneira no mundo. Para Costa, o índice vai além da avaliação do desequilíbrio racial nas empresas. “É um instrumento estratégico, que aliado às demais ações do Pacto e de parceiros como a BrazilFoundation, estimula a correção das desigualdades raciais dentro e fora das organizações”, conclui.
Sobre a BrazilFoundation
A BrazilFoundation mobiliza recursos para ideias e ações que transformam o Brasil. Tem como princípio a promoção da filantropia estratégica ao selecionar e investir em organizações da sociedade civil de forma a gerar resultados de impacto sistêmico.
Neste ano, o foco da Fundação está na promoção de doações multianuais em áreas prioritárias, no fortalecimento institucional das OSCs apoiadas, geração de informação sobre iniciativas de equidade e na contribuição para a formação de lideranças sociais transformadoras capazes de incentivar um diálogo nacional sobre acesso, equidade e participação. A BrazilFoundation é uma organização não-governamental que oferece incentivos fiscais aos doadores nos Estados Unidos com base na lei de imposto de renda americana Seção 501 (c) (3), EIN 13-4131482.
Sobre a Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial
A Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial é uma iniciativa inovadora que chegou para revolucionar a forma que as empresas, investidores institucionais e a sociedade civil podem contribuir para equacionar o problema da equidade racial no Brasil, daqui para frente. Sua proposta é implementar um protocolo ESG racial para o Brasil e promover sua adoção por empresas e investidores institucionais, contemplando ações que estimulem uma maior equidade racial. Também objetiva incentivar e fortalecer a adoção de ações afirmativas, a melhoria da qualidade da educação pública e a formação de profissionais negros.
Planin – Assessoria de Imprensa e de Comunicação do Pacto
Angélica Consiglio, Beatriz Imenes, Ana Marta Gonçalves e equipe – www.planin.com
Contatos: (11) 2138-8940 – E-mail: [email protected]
Pimenta Comunicação – Assessoria de Imprensa da BrazilFoundation
Genilson Alves – [email protected]
Tatiana Cantoni – [email protected]