É preciso ter cautela e checar a veracidade das notícias que chegam até você
Em momentos de crise, como o que estamos vivendo com a pandemia do novo coronavírus, é comum que as pessoas busquem por mais informação, aumentando também a propagação de Fake News.
No caso da Covid-19, matérias prometendo falsos remédios, soluções caseiras e até cadastros para recebimento de benefícios sociais são alguns exemplos de notícias falsas disseminadas no ambiente digital. São tantas notícias que, às vezes, pode até ser difícil identificar o que é verdadeiro ou não.
Pensando nisso, selecionamos seis dicas essenciais para checar se uma notícia é verdadeira ou falsa, e ajudar você a evitar a divulgação de boatos.
#1. Vá além do título — Com tanta coisa para ver, tem gente que acha que só ler a manchete já basta. Mas isso pode ser um problema e tanto, sabia? As notícias falsas costumam possuir chamadas bombásticas que não traduzem o contexto real da matéria, podendo levar a compreensões equivocadas. Por isso, ler o conteúdo completo já é um bom passo no combate aos boatos.
#2. Verifique a data de publicação — Você já tomou um susto ao ler uma manchete e, depois, descobriu que não era recente? Para evitar esse e outros equívocos de interpretação, é essencial verificar a data de publicação. Nem sempre a notícia é falsa, mas pode ser velha e não fazer mais sentido com os fatos atuais.
#3. Acesse fontes e sites confiáveis — Cheque a página em que foi publicada a notícia, verificando o tom da matéria, os responsáveis pela redação e também a URL. Prefira sites conhecidos e com boa credibilidade. Cuidado: alguns portais falsos simulam o endereço de um veículo importante, mudando apenas uma letra!
#4. Confirme a notícia em outras fontes — Caso você receba mensagens de áudio, vídeo ou texto via WhatsApp procure a informação em portais confiáveis antes de divulgá-la. Isso é fundamental para confirmar a veracidade do fato e evitar a propagação de Fake News.
#5. Não abra links suspeitos — Está em dúvida se é verdade ou não? Então, tome cuidado e não abra nenhum link suspeito – mesmo vindo em mensagens de conhecidos. Se abrir o link, não forneça informações pessoais e nem acesse com o login e senha de suas mídias sociais.
#6. Avise seus grupos de amigos que a notícia é falsa — Nem todos os conhecidos que enviam informações falsas o fazem com consciência. Por isso, se identificou uma Fake News, avise a pessoa que compartilhou com você e a incentive a checar a veracidade antes de enviar notícias.
Quer saber como sua marca pode se comunicar de modo consciente para evitar as Fake News? Entre em contato com a Planin!