Em comemoração ao Dia Nacional da Leitura, a Biblioteca Comunitária Ecofuturo – Marina Freitas Magalhães, em Arcoverde (PE), implantada pelo Instituto Ecofuturo com investimento da Philips e apoio da prefeitura, ofereceu no dia 12 de outubro uma programação especial com atividades do projeto Praça Encantada, proporcionando momentos de lazer e aprendizado à comunidade.
Com parceria da Associação Comercial de Arcoverde, Prefeitura Municipal e Secretarias de Educação Municipal e Ação Social, a Biblioteca promoveu atividades lúdicas e educativas voltadas para todos os públicos. Entre as iniciativas estão contação de histórias, leitura individual e compartilhada, além de brincadeiras com palhaços e apresentações culturais, com distribuição de lanches e guloseimas.
O Dia Nacional da Leitura é comemorado anualmente em 12 de outubro e foi instituído oficialmente em 2009, por iniciativa do Instituto Ecofuturo. A data tem como objetivo incentivar, desde a infância, o contato com a literatura.
Serviço:
Biblioteca Comunitária Ecofuturo – Marina Magalhães
Endereço: Avenida Dom Pedro II, S/N – Centro, Arcoverde – Pernambuco
Facebook: https://www.facebook.com/Biblioteca-P%C3%BAblica-Municipal-de-Arcoverde-858901154166628/?ref=br_rs
Sobre o Instituto Ecofuturo
O Instituto Ecofuturo é uma organização sem fins lucrativos, criada e mantida pela Suzano Papel e Celulose, que visa o despertar a consciência socioambiental. Desde 1999, mantém projetos que contribuem para o fortalecimento da prática de leitura, universalização de bibliotecas e conservação do meio ambiente, atuando como articulador entre a sociedade civil, o poder público e o setor privado. O Instituto Ecofuturo busca nas relações com a natureza a sua inspiração, uma vez que as pessoas e o meio são indissociáveis, apoia a formação de cidadãos críticos e responsáveis, capazes de interagir positivamente entre si e com o ambiente, transformando o presente e o futuro para melhor. Para mais informações, visite www.ecofuturo.org.br.
Sobre o projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo
A aquisição de competências de leitura e escrita são a base para a educação de qualidade e desenvolvimento da consciência crítica. Com esta visão, o projeto tem como objetivo contribuir para a implantação e qualificação de política pública de leitura e de biblioteca, para a democratização do acesso ao livro, formação de leitores e a universalização de bibliotecas no País. Em parceria com o poder público, iniciativa privada e comunidade local, o Ecofuturo trabalha na implantação de bibliotecas em escolas públicas, abertas à comunidade, e no incentivo à promoção de leitura. Alguns destaques:
- 107 bibliotecas implantadas em 12 estados.
- Média de 6 mil atendimentos por ano em cada unidade.
- 4 mil pessoas formadas nos cursos de Auxiliar de Biblioteca e Promotor de Leitura.
- Realização de oficinas de gestão e sustentabilidade com representantes do poder público.