A biblioteca proporciona durante todo o mês de outubro atividades de leitura voltadas ao público de todas as idades
Em comemoração ao Dia Nacional da Leitura, a Biblioteca Comunitária Ecofuturo – Profª Maria Olivia Otero Artioli, em Agudos (SP), implantada pelo Instituto Ecofuturo com investimento da Duratex e apoio da prefeitura, oferece durante todo o mês de outubro uma programação especial com discussões sobre a importância da literatura. Além da Biblioteca, as ações abrangem creches, escolas e asilos, com textos voltados aos seus respectivos públicos.
A leitura de obras, como os poemas do livro “A Arca de Noé”, de Vinicius de Moraes, ocorrerá para crianças de três a cinco anos na Escola Municipal de Educação Infantil Pilar Silva Padilha no dia 23, das 8h30 às 14h30. Já nos dias 20 e 27, cerca de 20 crianças entre dez e 12 anos, que desenvolveram atividades na biblioteca durante o ano, lerão “Mil Pássaros pelo Céu”, de Ruth Rocha, para os idosos do Abrigo Vicentino de Agudos. As ações envolverão um debate sobre o valor da leitura para todas as idades. Os encontros encerram com os participantes trocando experiências e histórias que encontraram nos livros.
O Dia Nacional da Leitura é comemorado anualmente em 12 de outubro e foi instituído oficialmente em 2009, por iniciativa do Instituto Ecofuturo. A data tem como objetivo incentivar, desde a infância, o contato com a literatura.
Serviço:
Biblioteca Comunitária Ecofuturo – Profª Maria Olivia Otero Artioli
Endereço: Av. João Pessoa, 02 – Vl. Prof. Simões, Agudos – São Paulo
E-mail: [email protected]
Facebook: https://www.facebook.com/lereprecisoagudos
Sobre o Instituto Ecofuturo
O Instituto Ecofuturo é uma organização sem fins lucrativos, criada e mantida pela Suzano Papel e Celulose, que visa o despertar a consciência socioambiental. Desde 1999, mantém projetos que contribuem para o fortalecimento da prática de leitura, universalização de bibliotecas e conservação do meio ambiente, atuando como articulador entre a sociedade civil, o poder público e o setor privado. O Instituto Ecofuturo busca nas relações com a natureza a sua inspiração, uma vez que as pessoas e o meio são indissociáveis, apoia a formação de cidadãos críticos e responsáveis, capazes de interagir positivamente entre si e com o ambiente, transformando o presente e o futuro para melhor. Para mais informações, visite www.ecofuturo.org.br.
Sobre o projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo
A aquisição de competências de leitura e escrita são a base para a educação de qualidade e desenvolvimento da consciência crítica. Com esta visão, o projeto tem como objetivo contribuir para a implantação e qualificação de política pública de leitura e de biblioteca, para a democratização do acesso ao livro, formação de leitores e a universalização de bibliotecas no País. Em parceria com o poder público, iniciativa privada e comunidade local, o Ecofuturo trabalha na implantação de bibliotecas em escolas públicas, abertas à comunidade, e no incentivo à promoção de leitura. Alguns destaques:
- 107 bibliotecas implantadas em 12 estados.
- Média de 6 mil atendimentos por ano em cada unidade.
- 4 mil pessoas formadas nos cursos de Auxiliar de Biblioteca e Promotor de Leitura.
- Realização de oficinas de gestão e sustentabilidade com representantes do poder público.