Parceria entre Instituto Embratel, Petrobrás, Fundação Trompowsky e Prefeitura Municipal de Bacabeira, será voltada para a capacitação dos moradores da região
O Instituto Embratel anuncia a inauguração do projeto “Educando para Incluir”, na cidade de Bacabeira, no Maranhão. A iniciativa é realizada em parceria com a Petrobrás, com a Prefeitura Municipal de Bacabeira e com a Fundação Trompowsky. O programa irá promover um reforço escolar e de inclusão digital para cerca de 4 mil alunos com baixo rendimento, e com defasagem de idade/série na rede municipal de ensino. A aula inaugural será no dia 6 de junho, às 10h, na Paróquia Imaculada Conceição, em Bacabeira.
“A segunda meta estabelecida no documento Objetivos do Milênio, da ONU, é garantir que, até 2015, todas as crianças tenham recebido educação de qualidade e concluído o Ensino Fundamental. Por esse motivo, estamos muito felizes em promover o projeto Educando para Incluir, em parceria com a Petrobrás e a Prefeitura Municipal de Bacabeira”, diz Luiz Bressan Filho, Diretor do Instituto Embratel, destacando que a empresa disponibiliza a conexão de Internet Banda Larga via satélite para esta iniciativa.
O projeto abrange 20 pontos de inclusão digital, distribuídos em 19 escolas da rede municipal e um telecentro, que atenderá as necessidades de mais de quatro mil alunos e 200 professores, além de colaborar com o processo didático de ensino.
Para a realização desse projeto foi firmado um acordo de cooperação em dezembro de 2012, visando minimizar o analfabetismo digital, além de promover a capacitação profissional dos moradores de Bacabeira, onde está sendo construída a Refinaria Premium I, da Petrobrás.
Educação em foco
Há oito anos, o Instituto Embratel direciona o foco de suas atividades na educação. Com o projeto “Embratel Educação”, a instituição contribui para a melhoria do ensino brasileiro, proporcionando, para escolas públicas rurais, indígenas, quilombolas e de periferias urbanas – em sua maioria localizadas em remotas regiões do País e em municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – o acesso à Internet Banda Larga via satélite, conteúdos socioeducacionais e equipamentos, aliando as Tecnologias da Informação e Comunicação à educação e ao desenvolvimento social nas comunidades brasileiras.
Presente em sete estados brasileiros, o projeto “Embratel Educação” soma mais de 50 mil pessoas beneficiadas, que usufruem desses recursos tecnológicos por meio de projetos específicos e diferenciados.
Sobre o Instituto Embratel
Fundado em abril de 2001, o Instituto Embratel é uma organização de fins não econômicos, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro. Possui como sócios fundadores a Empresa Brasileira de Telecomunicações – Embratel e a Embratel Participações – Embrapar, atua em todo o território nacional e, eventualmente, no exterior. Ao longo de 11 anos de atuação, as ações do Instituto Embratel confirmam a solidez da Responsabilidade Social da Embratel em âmbito nacional e o compromisso com o desenvolvimento social, sustentável e a democratização ao acesso da informação e do conhecimento.
O Instituto Embratel foi qualificado pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, na forma da Lei 9.790/99. A qualificação como OSCIP, acolhe e reconhece legalmente as organizações da sociedade civil, cuja atuação se dá no espaço público não estatal. Além disso, em dezembro de 2012, o Instituto Embratel recebeu um importante reconhecimento. O departamento de Informação Pública das Nações Unidas – DPI/ONU conferiu o Status Associativo ao Instituto Embratel, listando-o como uma organização não-governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas. Visite: www.institutoembratel.org.br.
PLANIN – Assessoria de Comunicação e de Imprensa – Embratel
Angélica Consiglio e equipe – tel. (11) 2138-8900 – www.planin.com
Contatos: Carolina Hilal, Marcela Meira e Tatiane Beralde
Tels. (21) 2121-6336, (11) 2138-8921 e (11) 99545-3946
Email: [email protected]