Audição merece cuidados especiais durante a Copa do Mundo

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Especialista do Grupo Microsom oferece dicas de como cuidar da saúde auditiva nesse período

Em tempos de Copa do Mundo alguns cuidados com a saúde auditiva são necessários. Segundo fonoaudióloga do Grupo Microsom, uma das mais conceituadas empresas de soluções auditivas do Brasil, o ruído nos estádios de futebol pode ficar muito intenso, especificamente no momento da comemoração de um gol, ou de uma partida, quando aparecem apitos, gritos, cornetas, entre outros.

“Níveis elevados de ruído podem ser prejudiciais à audição caso a pessoa esteja exposta a ele por um período longo”, afirma Maria do Carmo Branco, fonoaudióloga do Grupo Microsom. Quando a intensidade do ruído atinge 110 dB (decibéis), por exemplo, a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de exposição máxima de 15 minutos.

De acordo com a OMS, o limite recomendável de exposição ao ruído é de 85 dB por um período de 8 horas. Como a combinação de intensidade forte e tempo de exposição é o que oferece risco à audição humana, a cada aumento de intensidade deve-se reduzir o tempo de exposição.

Há, também, artefatos como rojões e fogos de artifício que podem atingir níveis de intensidade extremamente fortes, como 120 dB. “Essa intensidade já é suficiente para gerar uma perda de audição permanente, dependendo da distância em que a pessoa está em relação ao rojão, pois, quanto mais perto, mais prejudicial é para a audição”, ressalta a especialista.

Além disso, o som emitido pelos rojões é forte e muito rápido, não permitindo qualquer tipo de defesa do sistema auditivo. Vale lembrar que existem diferentes tipos de fogos de artifício que produzem, portanto, diferentes níveis de intensidade.

Desta forma, durante as comemorações, a especialista recomenda que as pessoas tenham cautela com a distância em relação às fontes de ruídos mais intensos, como rojões, fogos e alguns tipos de cornetas, por isso, o alerta “quando a pessoa está distante da fonte de ruído, o som perde energia até chegar ao ouvido e, portanto, chega mais fraco”.

Para torcer durante o mundial sem prejudicar a audição, siga as orientações:

– Cuidado com a intensidade dos ruídos

– Mantenha distância das fontes de ruídos

– Evite tempo de exposição prolongado aos sons elevados