Atos, Dassault Systèmes, Groupe Renault, STMicroelectronics e Thales unem forças para criar o ‘Software République’: um novo ecossistema aberto para mobilidade inteligente e sustentável

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Cinco líderes em seus domínios lançaram as bases para este novo ecossistema de inovação aberta

· A soberania europeia e novas propostas de valor estão em jogo

· Este ecossistema dará as boas-vindas a novos membros e desenvolverá colaborações abertas

· Com tecnologias complementares, duas primeiras propostas apresentadas

Elie Girard, Bernard Charlès, Luca de Meo, Jean-Marc Chery e Patrice Caine, respectivamente os mais altos executivos da Atos, Dassault Systèmes, Groupe Renault, STMicroelectronics e Thales anunciaram hoje sua intenção de unir forças para criar o Software République, um novo ecossistema para inovação em mobilidade inteligente. Ao reunir suas competências complementares, os parceiros planejam desenvolver e comercializar juntos sistemas e software para fornecer uma oferta de mobilidade enriquecida e sustentável para cidades, regiões, empresas e cidadãos.

Inteligência artificial, segurança cibernética, conectividade, eletrônica embarcada e a tecnologia de Gêmeo Virtual (Virtual Twin) contribuirão para a excelência destes novos produtos e serviços. Este ecossistema de inovação aberta, fundado por cinco líderes dos segmentos automotivo e de tecnologia, incentivará novos membros e desenvolverá colaborações abertas.

Uma questão de soberania

A mobilidade está mudando e oferecendo novas oportunidades. De acordo com o Boston Consulting Group, o mercado global de mobilidade crescerá 60% até 2035, atingindo 11 bilhões de euros. Este crescimento é impulsionado principalmente pelo surgimento de tecnologias disruptivas – veículos elétricos, novos componentes, novos serviços pós-venda e outros serviços de valor agregado – cuja participação passará de 5% para 45% do mercado global de mobilidade. Os principais players industriais em outros continentes, com o suporte do estado, já estão se posicionando para desenvolver muitas destas novas tecnologias por meio de estratégias de integração aprimoradas. Hoje, os membros fundadores do Software République expressam a urgência de que a França e a Europa construam coletivamente um ecossistema sustentável que vise garantir sua soberania neste campo.

Três áreas principais de cooperação

Para desenvolver e comercializar em conjunto sistemas de mobilidade inteligentes, permitindo a implantação de uma oferta de mobilidade adaptada e ágil, foram identificadas três áreas principais de cooperação:

· Sistemas inteligentes para facilitar a conectividade segura entre o veículo e seu ambiente digital e físico.

· Sistemas de simulação e gerenciamento de dados para otimizar fluxos de territórios e empresas.

· Ecossistema de energia para simplificar a experiência de carregamento.

Por exemplo, os seguintes tópicos estão sendo discutidos pelos parceiros do Software République:

Plug and Charge (do inglês, Conecte e carregue)

O desenvolvimento de novas tecnologias e serviços para permitir que um carro elétrico, conectado a um ponto de carregamento compatível, seja automaticamente reconhecido e execute uma carga sem qualquer ação do usuário.

Optimizing mobility flows for territories (Otimizando fluxos de mobilidade para territórios)

Facilitar o acesso e simulação de trocas de informações de mobilidade, de forma instantânea e aberta entre cidades e regiões para permitir:

– Que os consumidores selecionem o melhor meio de mobilidade de acordo com o tempo, conforto ou gestão de energia.

– Que os operadores potencializem seus serviços.

– Que as autoridades públicas possam simular e implantar cenários de mobilidade, como gestão de emergências, eventos, etc.

– Que os planejadores urbanos possam antecipar melhor o planejamento do uso da terra.

Para fomentar a inovação, o ecossistema Software République também buscará criar um fundo de investimento para financiar as start-ups mais promissoras e uma incubadora para hospedar as start-ups na área de tecnologias de mobilidade inteligente, onde elas terão acesso a um desenvolvimento virtual colaborativo e ambiente de experimentação e mentoria por meio de uma rede de valor. Para o lançamento do ecossistema para start-ups e universidades, os parceiros do Software République pretendem organizar um desafio de dados para contribuir com o desenvolvimento de tecnologias para a mobilidade do amanhã: elétrica, conectada e autônoma.

***

Elie Girard, CEO, Atos

“A Atos tem orgulho de ser um dos membros fundadores do Software République. Como criador de tecnologia e integrador de soluções complexas, disponibilizaremos para esse ecossistema exclusivo nosso conhecimento digital na redução da pegada de carbono e nossas tecnologias inovadoras em áreas-chave como: inteligência artificial, segurança digital, Cloud (Nuvem), IoT ou computação de alto desempenho. Combinando os pontos fortes de cinco dos líderes mundiais do setor automotivo e de tecnologia, esta iniciativa promete acelerar a descarbonização da mobilidade”.

Bernard Charlès, Vice-Presidente e CEO da Dassault Systèmes

“Muito além do setor automotivo, é uma questão de pensar em termos de utilização – mobilidade oferecendo um ambiente de trabalho e lazer que faz parte de uma economia sustentável. Esta economia da experiência anda de mãos dadas com a Indústria do Renascimento mundial: a nova economia da mobilidade será organizada em novas redes colaborativas de valor baseadas em plataformas digitais. O Software République é, portanto, um ecossistema multi-indústria e multidisciplinar que visa acelerar a inovação e fazer crescer as forças motrizes do amanhã. Para alcançar isto, vai contar com o ambiente colaborativo virtual fornecido pela plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes e com a solução de Gêmeo Virtual (Virtual Twin). Também se beneficiará do 3DEXPERIENCE Lab como acelerador de start-ups”.

Luca de Meo, CEO do Groupe Renault

“Na nova cadeia de valor da mobilidade, os sistemas de inteligência a bordo são a nova força motriz, onde todas as pesquisas e investimentos estão agora concentrados. Diante deste desafio tecnológico, optamos por jogar de forma coletiva e aberta. Não haverá centro de gravidade, o valor de cada um será multiplicado por outros. O conhecimento combinado em cibersegurança, microeletrônica, energia e gerenciamento de dados nos permitirá desenvolver soluções únicas e de ponta para mobilidade compartilhada, responsável e de baixo carbono, feitas na Europa”.

Jean-Marc Chery, Presidente e CEO, STMicroelectronics

“A STMicroelectronics juntou-se à Software République para trazer seus produtos e soluções de semicondutores inovadores para eletrificação e digitalização de veículos e serviços de mobilidade. O nosso know-how é um facilitador da transformação contínua para soluções mais eficientes, em linha com a expectativa dos stakeholders (das partes interessadas) em termos de impacto ambiental. A parceria no centro deste projeto também ajudará a fortalecer os elos em toda a cadeia de valor, um aspecto fundamental durante esta fase de transformação desta indústria”.

Patrice Caine, Presidente e CEO, Thales

“O Software République traz um dinamismo conjunto e disruptivo, essencial para o ecossistema de mobilidade. Com base em uma experiência comprovada em segurança digital em mercados muito exigentes como o de transporte, bancário, defesa ou aeroespacial, a Thales compartilhará seu conhecimento em Inteligência Artificial, segurança cibernética e conectividade, para fortalecer a proteção de veículos, seus dados e aqueles envolvidos com a mobilidade”.

Como parte de sua vocação sustentável, o Software Republique estará sediado em Guyancourt, no Technocentre da Renault, no edifício Odyssée, um espaço moderno de 12.000 m2 e ecologicamente responsável. Sua estrutura interna e externa é 100% de madeira, com uma tonelada de CO2 economizada por metro quadrado construído em comparação a um edifício padrão, e o telhado do prédio de 1.000 m2 é revestido por painéis fotovoltaicos.