As estratégias para garantir a distribuição de bebidas na alta temporada

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

*Por Victor Simas

O verão se aproxima e com ele o período de alta temporada, especialmente nas vendas de bebidas, impulsionadas por férias, viagens e muita comemoração entre os meses de dezembro e fevereiro. É também o período de maior demanda no mercado de bebidas brasileiro que, de acordo com o IBOPE, deve movimentar R$ 19 bilhões até o fim de 2013, um crescimento de 11% em comparação ao ano passado.
Neste período a demanda e o consumo de bebidas praticamente dobram e, por isso, é necessário desenvolver estratégias e planos para distribuir os produtos e atender plenamente os pontos de venda.
Para certificar-se de que a entrega e a distribuição estão sendo feitas de maneira correta, é importante que as distribuidoras de bebidas sigam algumas etapas. O primeiro passo é dimensionar corretamente a necessidade dos pontos de venda, verificando o estoque e a quantidade de bebidas que o local espera vender. Tudo isso comparando com as saídas do produto no ano anterior. Habitualmente, nesse período, é necessário o reforço da equipe para suprir as necessidades de entrega. Portanto, o segundo passo é o treinamento dos parceiros e o recrutamento da mão de obra. Os colaboradores são fundamentais para o andamento das ações no verão. Para isso, é recomendável que as revendas de bebidas façam um treinamento específico para cada setor, para que tudo saia como o acordado.
O estoque é outro ponto fundamental. O espaço físico do armazém deve ser fiscalizado, certificando-se de que há espaço para os produtos. Antes do início das operações, é necessário fazer uma análise detalhada do que está em estoque e o que precisa ser reunido. O treinamento das equipes conta também com as orientações sobre o cuidado com as cargas e a segurança no momento do transporte.
Mais do que planejar e executar o processo de armazenagem e estoque do produto, o momento da distribuição é tão importante quanto os demais. A frota deve estar alinhada e pronta para percorrer os pontos de venda realizando as entregas de maneira eficiente. Os caminhões maiores realizam percursos mais longos, os menores andam por vias e sentidos mais curtos, entregando de maneira mais rápida e precisa. Os veículos necessitam de cuidados redobrados nesse período. Peças, revisão e treinamento de segurança devem ser realizados com os motoristas para garantir a qualidade das cargas e viagens seguras.
O local de armazenagem, a equipe de apoio, o aumento na compra dos produtos, o treinamento dos motoristas e a revisão na frota possuem um valor que está fora do orçamento habitual e deve ser planejado com antecedência, a fim de que não comprometam o resultado financeiro das vendas. As revendas devem atentar-se para os custos da ação, principalmente no que diz respeito à prevenção de perdas dos produtos. As medidas para a distribuição na alta temporada são iniciativas necessárias e simples para garantir ao consumidor final um verão refrescante, alegre, repleto de produtos e momentos de confraternização com amigos e familiares.

*Victor Simas é presidente da Confenar (Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição).