Aprenda a falar em público com estas 5 dicas

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

 

Saber falar em público é fundamental para quem deseja obter destaque profissional, seja em reuniões, palestras ou vídeos. A experiência na oratória serve não somente para conseguir vender um produto ou uma marca, mas para conseguir convencer clientes e públicos distintos sobre temas de interesse. Além disso, faz parte de diversas situações do dia a dia falar com grandes plateias. Em palestras, aulas, TED talks e Webinars ou até em reuniões menores com pessoas mais qualificadas, apresentações de projetos, reuniões e dinâmicas de grupo, a oratória é um fator de diferenciação profissional. Mas esse é um talento que vem naturalmente para poucos. Para os demais, é necessário muito treino.

O medo de falar em público é muito comum e afeta bilhões de pessoas ao redor do mundo, gerando complicações dentro do ambiente empresarial. Pesquisas mostram que metade das pessoas tem pânico de falar em público e a outra metade identifica diversas escorregadas que poderiam ter sido evitadas nas suas falas.

Portanto, vale destacar a importância de preparar a oratória. Como muitos outros talentos, a habilidade de falar em público pode ser adquirida e aprimorada por meio de treinamentos e do uso de técnicas. Para isso, nós da Planin Comunicação preparamos algumas dicas para melhorar suas habilidades discursivas e ajudá-lo (ou ajudá-la) a se conectar mais facilmente com sua audiência, seja ela interna (com funcionários e colegas) ou externa.

– Domine o assunto e roteirize: Para aprender a falar em público é essencial dominar o assunto que será tratado. Estude sobre o tema que você abordará, pois sua plateia certamente espera receber um conteúdo diferenciado. Treine. Isso melhora a organização dos assuntos, o melhor uso de palavras e diminuirá a pressão que você sente. Uma forma de fazer isso é repetir seu discurso em voz alta antes da apresentação para aumentar sua confiança e a certeza de que tudo dará certo.

– Conheça seu Público: Conhecer seu público é um dos tópicos mais importantes. Conectar-se com a plateia e ser capaz de conhecer seus interesses, dificuldades e intenções em aprender sobre o tema que você está expondo é um ótimo caminho para obter sucesso na oratória. Então, informe-se sobre seus espectadores e entenda suas necessidades, tente descobrir as características deles. A retórica utilizada para falar com universitários e com presidentes de empresas são completamente distintas. Dessa maneira, será possível criar uma estratégia e um discurso específico para cada situação, ampliando a sintonia com os espectadores. Contar histórias, cases e situações práticas também facilita o entendimento e a conexão da plateia com você e com o tema.

– Expressão Corporal e Aparência: A partir do momento em que você se dispõe a falar em público, as pessoas não ouvirão apenas a sua mensagem, mas também irão ver e analisar seus movimentos corporais. Sim, o corpo também fala e é recomendável cuidar da postura durante as apresentações. É necessário adequar seus gestos e aparência para transmitir confiança. Treine seus gestos, o movimento de suas mãos, a caminhada no palco e o seu olhar para diferentes pessoas da plateia. Sobre sua aparência, ela é um instrumento fortíssimo para aumentar sua autoestima e confiança, além de auxiliá-lo a passar uma boa mensagem ao público. Escolha uma roupa adequada para a ocasião, confortável e que transmita elementos importantes como seriedade ou inovação, por exemplo.

– Tom de voz: Ajustar seu tom de voz é imprescindível para se conectar com seus espectadores. Mudar seu tom de voz ao longo da apresentação é uma ferramenta ótima para manter a oratória dinâmica, reter a atenção do público e dar ênfase a certos temas que são mais importantes. Além disso, o tom de voz faz com que o público entenda com clareza a mensagem e capte as emoções que você deseja transmitir, seja de entusiasmo ou de atenção para um assunto mais delicado. Fique atento para não repetir palavras e para evitar vícios de linguagem como ‘né’ ou ‘ah’.

– Seja natural: Seja você mesmo, espontâneo e natural. Não tente criar personagens ou tentar se passar por uma pessoa diferente. Importante que a plateia fique na mesma sintonia que você. Explore a aproximação com as pessoas e tente se conectar com a sua audiência. Quanto mais próximo você se posicionar, melhores serão os resultados.

Se você deseja turbinar sua carreira com a ajuda da comunicação, fale com a gente. Os especialistas da Planin Comunicação podem ajudá-lo nessa jornada.

Esse texto foi produzido com o apoio de Artur Scaff da equipe Planin Comunicação. 

Foto de Foto mentatdgt no Pexels.