As novas linhas Passport e Latitude, disponibilizados pelo Grupo Microsom, estão disponíveis no mercado para atender às necessidades e preferências de cada paciente
Com as inúmeras vantagens oferecidas pela tecnologia wireless, agora, os brasileiros com deficiência auditiva podem adquirir aparelhos que interagem com equipamentos portáteis, como tocadores de MP3 e celulares. A novidade já pode ser encontrada no País com as linhas Passport e Latitude, que já fazem parte do portfólio do Grupo Microsom, uma das mais conceituadas empresas de soluções auditivas do Brasil e a única em tratamento da gagueira. Estas novidades oferecem ao consumidor uma gama de aparelhos auditivos inovadores, em diferentes tamanhos e designs sofisticados. Com os aparelhos auditivos na orelha e um discreto acessório, espécie de um colar, posicionado no pescoço, o usuário pode escutar músicas ou até mesmo falar ao telefone sem precisar estar com o aparelho próximo da orelha.
“Essa interação entre os aparelhos é permitida porque o som que sai do equipamento portátil é enviado via bluetooh para este acessório no pescoço e convertido para uma tecnologia que transmite as informações para o aparelho auditivo. Este sinal sonoro é, então, enviado aos aparelhos auditivos, sem a necessidade de fios. Assim, para atender ao telefone, por exemplo, basta pressionar um botão no ‘colar’ para acionar este sistema. O caminho inverso também acontece, ou seja, a voz do usuário é enviada para este acessório, sem fio, e transmitida via bluetooth para o celular, que pode se encontrar longe, até 10 metros de distância da pessoa”, explica a fonoaudióloga do Grupo Microsom, Maria do Carmo Branco.
Com a inovação em prol da qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva, o usuário pode ampliar sua conexão com o mundo, utilizar seu aparelho para se comunicar melhor, escutar as músicas de sua preferência ou falar ao celular com seus amigos e familiares. “A iniciativa diminui cada vez mais as restrições causadas pela deficiência auditiva. Agora, um usuário de auxiliares auditivos pode falar ao celular sem precisar pegá-lo com a mão, assim como pode ouvir as músicas de seu tocador de MP3 posicionado no bolso”, afirma a especialista.
Os aparelhos, produzidos pela canadense Unitron Connect e comercializados com exclusividade no Brasil pelo Grupo Microsom, possuem antena wireless interna com capacidade de enviar comandos sem fio entre si, passando da orelha direita para a orelha esquerda e vice versa, tornando a amplificação mais equilibrada e facilitando a vida do usuário. Desta forma, se o usuário estiver em um local ruidoso e preferir diminuir o volume, ele poderá usar o controle de volume de um dos aparelhos e esta mudança será transmitida para o aparelho da orelha oposta.
Passport
A família Passport é inteligente e criada sob uma plataforma revolucionária. O aparelho auditivo assimila as regulagens manuais consistentes feitas pelo próprio usuário. Assim, com o tempo de uso, o aparelho programa as preferências do paciente e reduz a necessidade de ajustes. A amplificação torna-se, então, personalizada.
O sistema Self Learning, responsável por essa possibilidade de auto aprendizagem do aparelho leva em consideração as preferências de cada pessoa em diversos ambientes sonoros diferentes.
Uma das características levada em consideração pelo sistema de auto-aprendizagem do Passport é o SmartFocus™. Trata-se de um recurso acessível ao paciente no aparelho auditivo ou em um controle remoto, tanto no modelo retroauricular quanto no intra-aural, que proporciona um aumento de até 16% na inteligibilidade de fala no ruído.
Por meio do controle, o próprio usuário consegue interferir no funcionamento de quatro parâmetros: microfone, ênfase para fala, redução de ruído e volume geral. Sendo assim, quando o usuário se encontra em uma situação que deseja obter maior nitidez para a fala, ele eleva este controle e altera os níveis dos algoritmos citados acima. Caso o mesmo esteja em um lugar com muito ruído, para obter maior conforto, basta movimentar o controle para baixo para que os parâmetros passem a funcionar de forma a atingir os objetivos do paciente.
Outra importante característica é o sistema Antishock™, que elimina o desconforto para sons repentinos, intensos e de curta duração, como pratos batendo ao lavar louça ou o salto do sapato em contato com o piso de madeira, por exemplo. Esta tecnologia identifica instantaneamente estes impulsos sonoros indesejados e os minimiza automaticamente, sem interferir nos sons da fala do interlocutor.
Latitude
A linha Latitude oferece diversos modelos com tecnologias inovadoras para atender ao estilo de vida de cada pessoa, com diferentes tipos e graus de perda auditiva. Além disso, possui modelos inovadores e flexíveis, que se ajustam instantaneamente na orelha do usuário, não sendo necessário realizar a pré-moldagem da sua orelha.
Os pacientes podem optar, por exemplo, pelo modelo intra-canal Power, um pequeno aparelho confeccionado sob medida, que apresenta maior potência para perdas auditivas de grau mais elevado ou pelos retroauriculares de tamanhos reduzidos.
A família Latitude oferece recursos diferenciados ao paciente, como a tecnologia avançada de ênfase de fala, que permite a compreensão de sussurros a gritos sem necessidade de ajuste no volume, e o gerenciamento de microfonia, com menos probabilidade de desagradáveis apitos de microfonia.
Outro diferencial é o SmartFocus™, disponível no Latitude 16, recurso acessível ao paciente no aparelho auditivo ou em um controle remoto, tanto para o modelo retroauricular quanto o intra-aural, que proporciona um aumento de até 16% na inteligibilidade de fala no ruído. Por meio do controle, o próprio usuário consegue interferir no funcionamento de quatro parâmetros: microfone, ênfase para fala, redução de ruído e volume geral.
Os aparelhos da linha também possuem a tecnologia Antishock™, para detectar e reduzir instantaneamente e automaticamente o desconforto de ruídos desagradáveis sem descaracterizá-los.