AACC comemora 25 anos de atuação no Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Em 25 anos de existência, a associação já realizou cerca de 40 mil atendimentos em sua sede, na capital paulista

 

O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, comemorado em 23 de novembro, é uma data especial para as crianças portadoras da doença, assim como para seus familiares e amigos e, principalmente, para a AACC – Associação de Apoio à Criança com Câncer, que há 25 anos atua neste segmento. 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), com base em referências dos registros de base populacional, são estimados mais de 9 mil novos casos de câncer infanto-juvenil por ano, no Brasil. O instituto ainda informa que o desenvolvimento do câncer na infância progrediu nas últimas décadas. Estima-se que cerca de 70% das crianças com alguma espécie de câncer podem ser curadas se a doença for diagnosticada rapidamente e tratada de forma correta, em centros especializados.

Durante os 25 anos de atuação da AACC, os casos mais comuns entre crianças e jovens que passaram pela entidade eram de leucemia, de câncer no sistema nervoso central e de câncer nos olhos. No entanto, 80% dos casos diagnosticados alcançaram bons resultados e atingiram a cura da doença.

Segundo especialistas, além de tratamento adequado e especial, crianças com câncer precisam de atenção incondicional, pois a cura depende diretamente da recuperação biológica, bem-estar e qualidade de vida do paciente. Neste caso, a criança e sua família devem ter suporte psicossocial, para se relacionar bem com diferentes setores da sociedade. Neste contexto, a AACC se destaca como instituição que fornece assistência e atende pacientes e acompanhantes vindos de todas as partes do País e até do exterior em busca de tratamento.

Somente no primeiro semestre deste ano, a entidade realizou cerca de 100 atendimentos em sua sede, recebendo crianças e adolescentes com câncer, além de acompanhantes e visitantes dos pacientes. A instituição ainda prevê atender mais de 50 pessoas até dezembro de 2010, totalizando cerca de 300 atendimentos neste ano.

Os sinais e sintomas do câncer são muito inespecíficos, confundindo-se com moléstias freqüentes da infância. Diferentemente de alguns tumores no adulto, o rastreamento para o câncer pediátrico é extremamente discutível. Alguns sintomas são dores de cabeça e nas pernas, manchas vermelhas na pele, ínguas que não se dissolvem, inchaço na barriga e vômito.

A AACC conta com uma equipe de 20 funcionários e aproximadamente 110 voluntários e registra, hoje, mais de mil doadores mensais, entre eles pessoas físicas e empresas. A instituição fornece assistência gratuita a crianças e adolescentes com câncer, com idade até 20 anos, além de tratamento adequado à doença e serviços como alojamento, alimentação, vestuário, transportes, medicação, próteses, suporte educacional, tratamento psico-pedagógico, social, existencial e lazer. Além disso, anualmente a entidade ministra um curso de voluntariado para capacitar seus voluntários e conscientizá-los sobre a importância da sua dedicação ao lidar com indivíduos com a doença.

Frequentemente, a AACC realiza diversas atividades para arrecadar fundos e manter o bom funcionamento de sua sede. Neste ano, a associação já realizou alguns eventos, como a tradicional Festa do Dia das Crianças, no Hospital do Servidor Público Estadual; bazar beneficente, no salão de festas do Clube Pinheiros;, e a feijoada beneficente no Bar Genuíno, na Vila Mariana.