A interação entre os aparelhos auditivos e equipamentos portáteis

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

* Por Maria do Carmo Branco

 

A tecnologia wireless, ou sem fio, oferece diversas vantagens à sociedade, pois permite maior flexibilidade nas formas de comunicação, facilita o cotidiano de seus usuários, proporciona a interligação de equipamentos e, ainda, amplia as possibilidades de uso e interação. Assim como na comunicação em geral, esse avanço tecnológico está tomando conta também dos aparelhos auditivos, que, hoje, é considerado pelos portadores de perda auditiva como um equipamento que facilita o dia-a-dia, assim como celulares e tocadores de MP3, entre outros.

Atualmente, é possível conectar um aparelho auditivo a outros equipamentos, como os telefones celulares. Com os aparelhos na orelha e um discreto acessório parecido com um colar, posicionado no pescoço, o usuário pode escutar músicas de seu tocador de MP3 ou até mesmo falar ao celular sem precisar estar com o equipamento próximo da orelha. Isso porque o som que sai do equipamento portátil é enviado via bluetooh para este acessório no pescoço e convertido para outra tecnologia, que transmite as informações para o aparelho auditivo. Este sinal sonoro é, então, enviado aos aparelhos auditivos, sem a necessidade de fios. Assim, para atender ao telefone, por exemplo, basta pressionar um botão no “colar” para acionar este sistema. O caminho inverso também acontece, ou seja, a voz do usuário é enviada para este “colar”, sem fio, e transmitida via bluetooth para o celular, que pode se encontrar longe, até 10 metros de distância da pessoa.

Desta forma, o usuário pode ampliar sua conexão com o mundo, uma vez que utiliza seu aparelho não só para se comunicar melhor, mas também para escutar as músicas de sua preferência ou falar ao celular com seus amigos e familiares. Todas essas inovações tornam as restrições causadas pela deficiência auditiva cada vez menores e mais brandas. Com a evolução tecnológica, um usuário de auxiliares auditivos pode falar ao celular sem precisar pegá-lo com a mão, assim como pode ouvir as músicas de seu tocador de MP3 posicionado no bolso. Esta interação entre os aparelhos é permitida pela aplicação da tecnologia sem fio nesta área.

Mesmo sem o uso deste acessório no pescoço, alguns benefícios da tecnologia wireless para os deficientes auditivos ainda são possíveis. Os aparelhos auditivos que possuem esta antena wireless interna têm a capacidade de enviarem comandos sem fio entre si, passando da orelha direita para a orelha esquerda e vice versa, tornando a amplificação mais equilibrada e facilitando a vida do usuário. Desta forma, se o usuário estiver em um local ruidoso e preferir diminuir o volume, ele poderá usar o controle de volume de um dos aparelhos e esta mudança será transmitida para o aparelho da orelha oposta.

A tecnologia sem fio está presente não só nos aparelhos auditivos usados atrás da orelha (retroauriculares) como também em alguns modelos usados dentro do conduto auditivo (intra-aurais).

Como podemos ver, os avanços tecnológicos, próprios da era digital em que vivemos, também colaboram para que os atuais auxiliares auditivos tenham excelente qualidade sonora e sejam extremamente confortáveis, além de contribuírem significativamente para a melhora da comunicação mesmo em ambientes ruidosos.

É fácil perceber que usar aparelhos auditivos atualmente é muito mais agradável do que foi no passado, por conta de inúmeras vantagens e benefícios. Os modelos atuais são menores, têm design mais atraente e discreto e possuem sistemas tecnológicos em prol da qualidade de vida do usuário. Mais interessante ainda é constatar que a tecnologia tem sido uma peça-chave para tornar mais fácil a convivência dos portadores com a deficiência auditiva.

 *Maria do Carmo Branco é fonoaudióloga do Grupo Microsom, uma das mais conceituadas empresas de soluções auditivas do Brasil