A importância do parceiro de TI no processo de Transformação Digital Por Alexandre Martinez, CEO da IT-ONE

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Nos últimos anos, especialmente após a pandemia, muito tem se falado sobre a importância da tecnologia em nossa vida. Seja para trabalhar, estudar ou até mesmo para se divertir, estamos mais conectados do que nunca. Isso é fato. Para as empresas, porém, essa é uma realidade já há muito tempo. Quem, por exemplo, consegue imaginar sua própria empresa sem a Nuvem ou Internet Móvel? Difícil pensar como, até pouco tempo atrás, esses conceitos sequer estavam disponíveis para o uso em nosso dia a dia.
O outro lado da moeda é que a velocidade no ritmo de inovações da indústria e o volume de operações digitalizadas tem feito com que acompanhar a evolução tecnológica venha se tornando em um desafio dos mais complexos para os times, sobretudo no que diz respeito à orquestração das redes, aplicações e infraestruturas utilizadas na rotina das operações. É neste cenário que o outsourcing de serviços de TI vem se mostrando uma estratégia bastante eficaz para apoiar a Transformação Digital nas empresas, simplificando a gestão dos recursos e levando as melhores práticas de administração de TI para dentro das organizações.
O ponto em questão é que a digitalização das companhias envolve muito mais do que apenas adicionar novas tecnologias. A Transformação Digital é, antes disso, uma jornada contínua, que precisa ser capaz de conduzir uma profunda conexão entre a tecnologia e as engrenagens que fazem a empresa funcionar para agregar valor aos clientes, melhorar a produtividade, economizar custos, melhorar a qualidade dos produtos ou serviços.
Em outras palavras, a grande meta que as companhias devem ter é melhorar a performance dos negócios. A tecnologia é um meio para isso. Acontece, porém, que a evolução digital é rápida, e isso vem pressionando a rotina das equipes que precisam equilibrar a atenção ao core business da companhia, avaliando, por exemplo, a experiência oferecida aos clientes, e o gerenciamento geral da TI, com a verificação de estruturas de hardware, software e serviços essenciais para sustentar a corporação como um todo. Ou seja, a questão é: como as organizações podem garantir que seus projetos de inovação serão executados com sucesso se seus profissionais precisam também verificar os alertas de performance, de segurança e de suporte diários?
Por essa razão, é fundamental contar com uma parceria especializada para elevar o nível da infraestrutura de TI e agilizar o processo de mudança. Não por acaso, conforme estudo da FGV, as empresas aumentaram seus investimentos em TI entre 2021 e 2022, representando atualmente 8,7% de sua receita, com a área de serviços liderando a atenção das lideranças. Este cenário demonstra o quanto a Transformação Digital acelera ainda mais as mudanças no mercado.
Para ajudar as organizações a terem resultados mais eficientes enquanto reduzem seus custos, o outsourcing de TI é uma ótima opção para focar no crescimento do negócio. O processo de transformação digital é complexo e pode ser difícil gerenciá-lo com sucesso por conta própria. É por isso que as empresas estão cada vez mais recorrendo à terceirização de suas funções de TI para obter acesso à experiência de que precisam.
Neste caso, alguns serviços são executados na organização, enquanto outros são realizados por um parceiro que ajude a desbravar o futuro digital, trazendo experiência para acelerar o manejo das ferramentas como um todo. Por exemplo, contar com um apoio deste tipo pode ajudar a simplificar a integração de soluções, a modernização da estrutura de TI e até mesmo a migração dos serviços para ambientes em Cloud, consolidando processos que, entre outras, já prevejam camadas de segurança da informação e de desenvolvimento que certamente poderão fazer toda a diferença para tornar os projetos mais econômicos, rápidos, eficientes e práticos.
Os ganhos são evidentes, e as empresas já não podem ignorar o quanto essa alternativa traz para ajudar a alavancar o crescimento dos negócios. O outsourcing de TI oferece vantagens como a economia, a qualidade do serviço, previsibilidade, flexibilidade e alocação orientada dos recursos, sem exigir que a companhia tenha, muitas vezes, de se preocupar com contratação, treinamento e gestão de talentos específicos.
Essa busca por parceiros, portanto, não significa apenas contratar outra empresa para fazer algum trabalho para sua companhia. Quer dizer consolidar uma parceria para que todos possam trabalhar juntos em direção a um objetivo comum. Desta forma, permite-se tanto o acesso a novas ideias e métodos, quanto maior flexibilidade nos processos de tomada de decisão na própria organização.
Afinal de contas, o outsourcing de TI proporciona pessoas treinadas e especializadas para lidar com as novas tecnologias, assim como desenvolve um ambiente integrado que possibilita a realização dos projetos mais complexos. Assim, os colaboradores da companhia podem focar em seus verdadeiros pontos de atenção.
Evidentemente, existem considerações importantes na hora de selecionar o parceiro adequado para os serviços de tecnologia da informação. Por isso, pense sempre apenas no necessário e verifique onde e como o suporte de parceiro pode ser mais estratégico. Ninguém melhor que a própria direção da empresa para saber quais informações e ativos devem ficar dentro de casa, e quais oportunidades podem ser aprimoradas com o apoio de um parceiro especializado.
A lógica de prioridade nesse processo é estabelecer metas claras que possibilitem mensurar os progressos realizados com o uso dessas ferramentas, tendo em vista o próprio desempenho da organização. A tecnologia deve ser sempre um caminho para potencializar a vida das pessoas e das organizações. Para isso acontecer, no entanto, precisamos entender que somente a união de esforços é que levará o melhor resultado a todos. Ninguém trilhará o caminho da inovação sozinho. Nessa jornada, aliás, a grande diferença pode justamente estar na escolha de quem está ao nosso lado.