A Hopium está utilizando a plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes para projetar e desenvolver seu veículo de última geração movido a hidrogên

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

– Montadora francesa está utilizando a plataforma 3DEXPERIENCE em Nuvem para elaborar seus primeiros protótipos

– Plataforma 3DEXPERIENCE integra design, engenharia, simulação e colaboração em um ambiente de inovação digital

– Hopium está gradualmente expandindo a sua utilização das mesmas tecnologias digitais que já transformaram os negócios de grandes fabricantes de equipamentos originais

A Dassault Systèmes anuncia que a fabricante francesa Hopium está utilizando a plataforma 3DEXPERIENCE em Nuvem para projetar e desenvolver os primeiros protótipos de seu veículo de última geração movido a hidrogênio, o Hopium Machina.

A plataforma 3DEXPERIENCE fornece à Hopium aplicativos integrados de design, engenharia e simulação em uma experiência de negócios colaborativa baseada em Nuvem. A Hopium aproveita o conhecimento e o know-how de seus especialistas em um modelo único de dados, em um ambiente de inovação de ponta a ponta – desde o conceito até o protótipo, acelerando o design e melhorando a eficiência geral ao mesmo tempo em que otimiza os recursos. À medida que o desenvolvimento do Machina avança em direção a um lançamento no mercado em 2025, a empresa poderá expandir sua utilização da plataforma 3DEXPERIENCE de acordo com suas necessidades.

“Temos a ambição de ser pioneiros em um novo tipo de veículo destinado a enfrentar os principais desafios ambientais de nossa era. Neste contexto, o tempo é essencial. Precisamos de agilidade e funcionalidades avançadas para experimentar rapidamente conceitos complexos, como eletrônicos incorporados e volume de armazenamento otimizado”, diz Olivier Lombard, fundador da Hopium. “Ao integrar totalmente todas as nossas atividades na plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes, nossa equipe conseguiu trabalhar com segurança a qualquer momento, de qualquer lugar e criar com sucesso nosso primeiro protótipo em apenas 8 meses”.

Inspirado pela experiência profissional de Olivier Lombard como piloto de corrida, o mais jovem vencedor das 24 Horas de Le Mans, o Hopium Machina combina design de ponta, alcance excepcional e um tempo de abastecimento recorde em um veículo de alta performance com emissão zero. O sistema de célula de combustível integrado gera a energia necessária para alimentar o veículo, emitindo nada além de água. Ele pode ser totalmente reabastecido em três minutos para fornecer mais de 500 cavalos de potência, alcançar velocidade de 230 km/h (143 mph) e viajar por mais de 1.000 km (620 milhas).

“A Hopium é um divisor de águas. A prova é a conquista de seu primeiro protótipo em apenas 8 meses”, afirma Laurence Montanari, Vice-Presidente de Transporte e Mobilidade da Dassault Systèmes. “A Hopium, com sua forte visão, agora embarcou em um setor florescente. A plataforma 3DEXPERIENCE em Nuvem fornece a infraestrutura para criar novas experiências de mobilidade a hidrogênio, conectadas e autônomas. As equipes da Hopium estão focadas no desenvolvimento de sua Machina e se beneficiarão de todas as melhores soluções de experiências da indústria da Dassault Systèmes. Atualmente, quase todos os desenvolvedores de veículos elétricos do mundo estão utilizando a tecnologia da Dassault Systèmes para impulsionar ainda mais a transformação do setor”.