Maria Teresa Wassermann, Sócia-Diretora de Multimídia
Não há novidade no fato de que o apostar em marketing de conteúdo é uma excelente estratégia para fortalecer marcas e gerar engajamento. Porém, muitas companhias ainda não acertaram o tom na sua comunicação com o cliente. O que precisa ficar claro é que esse tipo de marketing é, sobretudo, uma oferta de valor em forma de informação ou/e de entretenimento.
Logo, seu conteúdo pode ensinar, divertir, apresentar novas oportunidades e, inclusive, pode abrir espaço de diálogo gerando relacionamento. O que ele não pode é ser desinteressante para o seu público-alvo.
Para ajudar a sua companhia a não errar nesse ponto, nós, da Planin Comunicação, elencamos algumas dicas básicas para garantir a relevância das sua entregas.
Vamos a elas:
1.Conheça seu público-alvo
Quando você cria um conteúdo, você deve ter clareza a respeito de quem é o seu interlocutor. Você sabe com quem você está falando? Quais os interesses e necessidades? Para conhecer melhor seu cliente, faça pesquisas, colha dados de seus consumidores e desenhe personas que descrevam as principais características de seus diferentes segmentos de público. Isso ajudará a adequar mensagens e até a chamar a atenção de novos perfis que tenham potencial de “dar match” com sua marca.
2. Encontre seu consumidor onde ele está
A partir das personas criadas, você pode desenhar estratégias e jornadas de comunicação que abranjam os canais que esse tipo de público acessa e com o qual ele se relaciona. Há pesquisas para apoiá-lo nessas tomadas de decisão. E lembre-se: o marketing de conteúdo não é apenas posts em blogs. Use e abuse de vídeos, podcasts, infográficos, e-books ou qualquer outro formato que faça sentido. Tudo depende do seu público e do que ele deseja.
3. Esteja sempre por dentro dos números do mercado
Artigos, E-books, e white papers continuam apresentando bons resultados, especialmente para B2B (Business to Business). Estatísticas publicadas pela Forbes recentemente, apontam que 79% dos compradores B2B compartilham white paperse E-books com seus pares.
Já vídeos e podcasts são a bola da vez – e do futuro. Segundo pesquisas sobre o tema realizadas pela CMI, 72% dos profissionais de marketing B2B e 76% dos profissionais de marketing B2C usam vídeo. Quanto à eficácia, os profissionais de marketing que usam vídeo obtêm 66% mais leads por ano.
4. Desenvolva uma estratégia eficaz
Após criar as personas e saber os formatos de entrega de conteúdos que mais se adequam ao seu público, desenvolva sua estratégia. Uma estratégia eficaz precisa ter objetivos de negócio claros, ser cuidadosamente planejada e documentada. Seu objetivo é fortalecer branding? Ampliar engajamento? Promover produtos e serviços? Gerar conversões? Uma combinação de tudo isso? Então desenhe um plano nessa direção.
Sem um planejamento, um norte claro, por melhor que seja sua equipe de redação, design e marketing, haverá desencontro de ações e seus esforços podem ser desperdiçados.
5. Analise e meça com frequência
Para marketing, dados são fundamentais e isso não é novidade. Colhendo dados certos, medindo resultados e fazendo análise alinhada à estratégia e aos objetivos, sua companhia estará pronta para elevar seu conteúdo a um próximo nível.
Ponto importante: não adianta a equipe de analistas de dados estar alheia às equipes responsáveis por essa jornada de conteúdo. Dados, marketing, design, criação, redação, precisam estar lado a lado trocando ideias e aprendendo juntos. Sempre
6. Ajuste rumos
Sim, sempre haverá novos e melhores caminhos. O mercado está mudando, o consumidor está mudando e é fundamental acompanhá-lo. E um bom norte, além dos dados, é utilizar a criatividade adequando ideias ao perfil das personas desenhadas na sua estratégia. Não tenha medo de ousar. O teste é uma das bases da nova lógica digital. Teste, meça, ajuste rumos, teste novamente e, a cada volta, seu conteúdo estará mais próximo de encantar e engajar o seu público-alvo e atingir seus objetivos de negócio.
Além dessas seis dicas, é sempre bom lembrar que um olhar de especialista pode potencializar resultados e alavancar ainda mais estratégias de marketing de conteúdo. Assim, conte com a Planin para apoiar sua companhia nos seus desafios de comunicação.
Foto: Andrea Piacquadio para Pexels