5 dicas para lidar com crises na sua empresa

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A capacidade de lidar com crises dentro do mundo corporativo é um dos pontos diferenciais entre uma empresa preparada para o sucesso e outra com grandes chances de perder terreno. Nos dias de hoje, por conta das redes sociais e de um mundo cada vez mais rápido e conectado, os problemas enfrentados no dia a dia pelas organizações podem tomar grandes proporções, caso venham à público e não sejam tratados de forma correta.

Devido ao rápido acesso à informação, os stakeholders estão cada dia mais atualizados sobre os problemas das empresas e mais suscetíveis a procurarem novos fornecedores de produtos e serviços. Dessa maneira, a comunicação com as partes interessadas e as relações públicas são pontos chave para que cada corporação consiga lidar com as crises de forma adequada e manter uma boa reputação.

Para isso, nós da Planin Comunicação decidimos compartilhar com vocês algumas dicas sobre como lidar com crises no mundo corporativo nos dias de hoje.

  1. Sempre fale a verdade: Se você ou a sua empresa estão lidando com uma crise e vocês têm de se pronunciar é porque a questão já é de conhecimento público. E nesse comunicado, seja sempre honesto, traga a verdade para o público, aponte as medidas para solucionar o problema e mantenha uma boa relação com seus clientes e consumidores. Faça isso de uma forma que mostre os valores da empresa, que vocês estão comprometidos com a verdade e em consonância com os ideais corporativos que vocês pregam. Além de tais medidas, deixe seus consumidores atualizados. As redes sociais da empresa, como Twitter, Facebook, Instagram ou até mesmo o site da empresa são bons meios de deixar seus consumidores informados em tempo real. Importante: se não tiver a resposta completa, indique que irá buscar uma solução apropriada o mais rapidamente possível.
  2. Aja ao invés de apenas falar: Mais importante do que apenas falar a verdade, é corrigir o erro por meio de ações concretas. 90% da percepção do público sobre uma empresa depende do que ela faz e 10% do que ela diz.
  3. Converse com os stakeholders: Para conseguir lidar com uma crise, é necessário entender aquilo que as partes interessadas no seu negócio querem e esperam da sua empresa. Para isso, é necessário ouvir uma gama diversa de clientes e proporcionar um diálogo de forma inclusiva com eles. Também é importante deixar a todos os funcionários e dirigentes da empresa atualizados sobre o que os stakeholders esperam da organização. As redes sociais são uma maneira eficiente de dialogar com os stakeholders. Por meio delas é possível compreender diversos tipos de público e comunicar-se diretamente com eles.
  4. Os ideais da empresa são feitos pelas pessoas que a compõem: As opiniões relativas à empresa são formadas, principalmente, por meio das ações e da mentalidade dos funcionários em relação a ela. As relações públicas dependem muito de como os colaboradores, sejam eles empregados ou ex-empregados, veem a organização. Portanto, é necessário que a empresa respeite seus colaboradores e tente investir na inclusão e na diversidade criando um espaço acolhedor e com oportunidades de crescimento para seus funcionários.
  5. Mantenha-se calmo: Tente se manter o mais calmo possível durante momentos de crise. Seus empregados olharão para você como um líder e vão se espelhar na sua postura em momentos de estresse, e a empresa é um reflexo de como seus funcionários agem. Portanto, dê ordens claras para lidar com a opinião pública, de forma fundamentada em fatos e informações verídicas, mantendo a confiança dos colaboradores e stakeholders. Vale sempre lembrar que é mais fácil lidar com crises quando você e está calmo e é capaz de se comunicar com clareza. E uma dica importante para manter a calma: resolve um problema de cada vez.

Na Planin Comunicação, temos especialistas em construção de reputação e gerenciamento de crises. Conte conosco para auxiliar sua companhia e seus executivos nesses desafios.

Esse texto foi produzido pela equipe da Planin Comunicação com participação de Artur Scaff

Foto: Kampus Production no Pexels