Para ser um bom líder, mais do que nunca, você precisa ter boas habilidades de comunicação. Não apenas porque a nova dinâmica das operações digitais exige lideranças mais horizontalizadas e abertas ao diálogo com as suas equipes, mas porque o trabalho remoto, ou o formato híbrido, exigem uma comunicação clara e objetiva, mas também empática e conciliadora para garantir a produtividade e conexão entre os times.
Uma recente pesquisa da Deloitte feita com grandes companhias pelo mundo aponta que, para 71% dos entrevistados, as habilidades de comunicação eram a principal skill a ser desenvolvida pelos seus líderes. Em segundo lugar vinha o comprometimento com o trabalho, com 68% dos votos, e em terceiro a flexibilidade e confiança empatavam com 58% dos votos.
Para ajudá-lo a desenvolver essa habilidade número um do bom líder digital, nossos especialistas da Planin Comunicação separaram 5 dicas fundamentais:
1 – Seja claro – usando linguagem simples e direta você sempre será compreendido por todos e evitará mal-entendidos.
2- Conheça seu público – para envolver os seus ouvintes ou leitores na sua mensagem, você precisa entender interesses e necessidades. Para isso, faça perguntas, ouça opiniões, sem julgamentos (ponto tão importante que será aprofundado a seguir). Só depois construa sua mensagem
3- Dialogue, não discurse – Sua mensagem não deve ser só sobre o que precisa ser comunicado, você precisa também se preocupar com as perspectivas dos seus liderados para que, realmente haja diálogo e não apenas uma comunicação unidirecional, que tende a ser pouco efetiva. Para isso você precisa, sobretudo, ser um bom ouvinte, um ouvinte interessado genuinamente no que seu interlocutor quer e precisa comunicar. Lembre-se: os melhores comunicadores quase sempre são os melhores ouvintes.
4 – Esteja certo de que foi compreendido – Este é um adendo do ponto anterior, mas merece destaque já que as vezes os liderados não falam tanto quanto gostariam por travas hierárquicas – que precisam ser quebradas. Caso perceba que não foi entendido, não culpe a outra pessoa. Procure novas formas de se fazer entender para que você possa ser compreendido por todos.
5– Cuide da sua linguagem corporal – Estudos apontam que 65% de toda a comunicação é não verbal. Nós somos lidos pelo que não dizemos. Fique atento a sinais visuais de que seu ouvinte entendeu, concordou ou discordou da sua fala. E fique atento aos sinais que você envia também. E para ajudar a tornar as coisas mais claras, mantenha o contato visual. Isso aumenta a credibilidade.
Gostou das nossas dicas? Se precisar aprimorar suas habilidades, há cursos e treinamentos para deixá-lo cada vez mais preparado para enfrentar novos desafios de comunicação. Conte com os especialistas da Planin Comunicação.