4 dicas para se apresentar bem na mídia

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Os executivos das companhias, em especial os porta-vozes de temas core, precisam estar sempre prontos para atender a jornalistas, comunicadores e se apresentar em Lives ou Webinars. Isso porque, tanto a imprensa como os influenciadores digitais, são os canais com os quais a empresa fala com o público e, portanto, os meios de construção e fortalecimento de imagem corporativa, reputação e, indiretamente, de engajamento e negócios.

Para apoiar a construção da habilidade de comunicação de seus executivos, um bom caminho é contar com especialistas na área. Na Planin Comunicação, temos ampla expertise no tema e, para ajudar sua companhia nessa jornada, deixamos aqui 4 dicas fundamentais.

1. Prepare-se – Para começar, é fundamental conhecer o veículo para o qual você estará se apresentando e qual o público-alvo da comunicação. Tendo essa clareza, prepare o discurso com uma linguagem adequado aos seus interlocutores. Tenha em mente mensagens-chave da sua companhia: história, valores, propósitos e, sobretudo, a mensagem específica que você quer passar: seja sobre a imagem da empresa, seja sobre uma ação, oferta ou solução. Estude os pontos e forme um discurso consistente sobre eles. Mas não esqueça que você representa a empresa, então não faça isso sozinho. Converse com as áreas para saber o que elas gostariam de comunicar e quais pontos sensíveis devem ser evitados.

2. Tenha em mente os Dos e os Dont’s em uma entrevista:
Do:
– Converse com o comunicador antes da entrevista. Isso vai ajudar a criar proximidade e aliviar possíveis tensões. Mas tome cuidado com as informações que você passa mesmo nesse momento
– Mostre entusiasmo
– Agradeça ao comunicador pelo tempo e atenção com sua companhia.
– Comece o discurso pelas informações mais importantes.

Dont’s
– Usar linguagem demasiado técnica vai prejudicar a compreensão. Evite.
– Nunca responda sobre algo que você não domina.
– Se for uma entrevista presencial, evite olhar diretamente para a câmera. Prefira manter contato visual com o entrevistador

3. Mantenha o controle da conversa – Você é o convidado e é quem tem as informações de interesse do público. Assim, se você sentir que o entrevistador quer levar a conversa para um rumo que não é favorável para a companhia, saia da situação com respostas que direcionem o diálogo para um tema sobre o qual que você possa se aprofundar.

4. Cuide da sua linguagem corporal – Não cruze os braços, recoste-se na cadeira ou sente-se de forma que pareça desconfortável. Isso pode passar a ideia de que você está fechado para o diálogo ou incômodo com o tema. Lembre de sentar-se com as costas retas, cabeça erguida, ombros relaxados, ter um sorriso no rosto e inclinar-se ligeiramente para a frente para parecer mais receptivo e à vontade.

Se a sua companhia precisa aprimorar a habilidade de comunicação dos executivos, conte com a Planin Comunicação. Somos especialistas em mídia training e temos oferta de cursos e consultorias de imagem que abrangem cada detalhe de uma boa apresentação e construção de narrativas e atendem a todos os tipos de necessidades da sua empresa.

Foto: CoWomen no Pexels