Blue Spirit Aero acelera desenvolvimento de sua aeronave movida a hidrogênio com a ajuda da Dassault Systèmes

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

– A startup francesa de aviação, que utiliza combustível de hidrogênio, está utilizando a plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes para desenvolver sua nova aeronave, a “Dragonfly” (libélula)

– A solução “Reinvent the Sky” da Dassault Systèmes permite que a Blue Spirit Aero melhore a colaboração entre suas equipes para a execução do programa

– O desenvolvimento da aeronave com a plataforma 3DEXPERIENCE demostrará a viabilidade de soluções de aviação mais limpas e que ajudarão a impulsionar a economia do hidrogênio

A Dassault Systèmes anuncia esta semana que a Blue Spirit Aero, startup de aviação com sede na França e que explora o poder da tecnologia de células de combustível de hidrogênio, está utilizando a plataforma 3DEXPERIENCE em Nuvem da Dassault Systèmes para acelerar o desenvolvimento de suas aeronaves leves, elétricas e a hidrogênio para avançar na certificação da aviação limpa acessível.

A aeronave, batizada como “Dragonfly” (libélula), conta com a tecnologia eletro-propulsiva proprietária da Blue Spirit Aero e é otimizada para ter uma performance limpa. Está sendo desenvolvida para estar certificada e apta para voar em 2026. Em apenas alguns meses, a Blue Spirit Aero utilizou a industry solution experience “Reinvent the Sky”, da Dassault Systèmes com base na plataforma 3DEXPERIENCE, para completar o design 3D detalhado da aeronave, além de testar e validar sua performance em termos de aerodinâmica, estrutura e energia.

Desde o início, o ambiente virtual em Nuvem (Cloud) permitiu que a startup estruturasse seus processos internos e agilizasse a comunicação entre seus especialistas em diversas disciplinas, localizados em diferentes regiões, para uma rastreabilidade completa e tomada de decisão mais eficiente.

“A plataforma 3DEXPERIENCE é a tecnologia de referência na indústria da aviação”, afirma Olivier Savin, CEO e fundador da Blue Spirit Aero. “Ao utilizá-la para desenvolver nossa aeronave, desde o conceito até a certificação, não só estamos nos apoiando em uma plataforma para todos os aspectos do nosso desenvolvimento de produtos, mas também trazendo credibilidade a cada marco alcançado. Podemos mostrar a potenciais investidores, parceiros, funcionários, fornecedores, clientes e entidades reguladoras que novas soluções viáveis de hidrogênio já estão sendo desenvolvidas com o mesmo software que tornou possível a criação de aviões comerciais mais avançados tecnologicamente”.

A indústria da aviação global está se esforçando para alcançar emissões líquidas de carbono zero até 2050. Transformar avanços tecnológicos em soluções reais requer novas formas de trabalho que combinem as experiências de seus públicos de interesse e possibilitem processos eficientes de aprovação. Os agentes reguladores estão trabalhando para estabelecer processos de certificação de soluções envolvendo tecnologias disruptivas de hidrogênio. A Blue Spirit Aero será um catalisador nesse processo, utilizando a plataforma 3DEXPERIENCE para demonstrar a viabilidade dessas soluções.

“A Blue Spirit Aero exemplifica uma startup dinâmica que impulsiona a economia de hidrogênio e que compartilha sua visão para uma aviação mais sustentável”, diz David Ziegler, Vice-Presidente da Indústria Aeroespacial & Defesa da Dassault Systèmes”. A experiência da solução “Reinvent the Sky” e a escalabilidade oferecida pelos ambientes Cloud permitem a implementação de novos recursos à medida que os projetos amadurecem, otimizando a execução do programa e reduzindo custos. Esses fatores são fundamentais para uma startup que abre caminho para a certificação de uma nova categoria de aeronaves”, diz.