Para padronizar e estruturar a sua plataforma de tecnologia da informação (TI), a empresa aérea GOL nomeou a CPM Braxis Capgemini, parte do Grupo Capgemini, um dos líderes globais em soluções de TI, como principal fornecedora do projeto de modernização de seu parque tecnológico. A atualização dos sistemas da corporação, a partir da substituição de todos os hardwares e servidores, acaba de ser concluída. A iniciativa também foi responsável por homogeneizar o ambiente virtual, que antes era diversificado.
O foco do projeto está a redução de chamados técnicos com a renovação do ambiente para novos equipamentos, na padronização para um único sistema operacional do cliente e na instalação de servidores com controladores de domínio configurados no padrão Read-Only, que oferecem maior segurança.
A ação foi dividida em quatro frentes devido ao tamanho da operação, que envolveu os 48 aeroportos nacionais nos quais a GOL mantém bases, além de três escritórios administrativos localizados em São Paulo. Houve a necessidade de elaborar uma grande estratégia de execução dividida por regiões, com o apoio de profissionais do time de TI da organização e parceiros.
Ao longo dos dez meses de trabalho, a CPM Braxis Capgemini substituiu os sistemas operacionais e aplicativos de escritórios existentes, como Windows XP e Microsoft Office 2007, pelas versões do Windows 7 e Microsoft Office 2010, em mais de 3,5 mil estações de trabalho. Além disso, foi realizada a troca dos equipamentos de diversos fornecedores.
Para complementar o projeto, a CPM Braxis Capgemini contou com o suporte de seu Global Operation Center (GOC), área responsável pelo gerenciamento remoto de 12 mil dispositivos (como servidores, switches, roteadores e links), para migrar todos os servidores das bases nacionais da companhia aérea da versão Windows Server 2003 para a versão Windows Server 2008, configurados como Read Only Domain Controller (RODC). A ação proporcionou mais segurança ao ambiente de TI e a diminuição em 50% do tráfego de replicação, reduzindo problemas com auditoria interna e externa, entre outros benefícios.
“Entregamos o projeto no prazo e orçamento planejados, atestando o nosso comprometimento com o cliente, principalmente em casos como este, que demandam alta complexidade, profissionais especializados e dedicados”, explica Carlos Duque, vice-presidente de Serviços de Infraestrutura da CPM Braxis Capgemini. “O sucesso desta iniciativa foi fundamental para continuarmos exercendo a parceria em novos projetos de TI com a GOL”, afirma o executivo.
Infraestrutura – Do ponto de vista de estruturação física, a CPM Braxis Capgemini trabalhou na troca e reorganização dos racks em todos os aeroportos brasileiros em que a GOL atua. Foi necessária uma vistoria prévia para obter todas as informações antes da execução, com o objetivo de evitar impactos nos negócios da corporação. “Precisávamos obedecer às janelas de parada de tráfego de dados, porque durante o período de troca dos racks a base da GOL ficaria inoperante”, afirma Carlos Duque. “Todo o trabalho precisou ser cronometrado para não ultrapassar o tempo de indisponibilidade acordado, caso contrário traríamos ônus ao cliente. Nossa equipe conseguiu finalizar todo o projeto com antecedência, garantindo qualidade aos serviços da GOL”, conclui o executivo.