O maior número de inscrições registrado nas categorias nacionais foram para jornal/revista/internet, seguindo-se televisão, economia e socioambiental. Nas categorias regionais, destaque para as reportagens
das regiões Sudeste e Nordeste
O Prêmio Imprensa Embratel, na sua 14ª edição, marcou uma nova etapa de sua existência com a total informatização de seus processos e a marca histórica de 1.862 inscrições, um recorde de trabalhos recebidos desde a sua primeira realização.
As reportagens, inscritas exclusivamente online, geraram o cadastramento de 860 jornalistas de todo país. Foram registradas 1.577 reportagens nas 12 categorias nacionais e 285 nas cinco categorias regionais. No total, foi registrado um crescimento de 32% no número de inscrições em relação à 13ª edição do Prêmio.
Nas categorias nacionais o maior volume de inscrições foi para as reportagens em jornais/revistas/internet- tema livre -, com 307 registros; seguida de responsabilidade socioambiental, com 173; econômicas, 170; em emissoras de televisão – tema livre -, 168; fotografia, 149; educação, 142; cultural, 103; esportiva, 97; rádio, 97; ti/comunicação e multimídia, 84; investigativa, 70; e cinematográfica, 18.
Nas categorias regionais, o Nordeste registrou o maior número de inscrições, com 77 reportagens, seguido da região Sudeste, com 75 reportagens. Em seguida, vieram as regiões Centro-Oeste, com 54; Sul, com 51 e Norte, com 27.
Após o registro de todas as inscrições, as próximas etapas serão as de pré-avaliação e de julgamento das reportagens inscritas. Para análise dos trabalhos, serão levados em consideração, principalmente, a importância do assunto (relevância nacional ou regional), extensão da reportagem, qualidade da edição e o esforço despendido pelo repórter para a sua realização, assim como a repercussão e os resultados obtidos.
Os vencedores de todas as categorias serão conhecidos no mês de abril. A entrega dos troféus aos vencedores ocorrerá no Rio de Janeiro, em data a ser indicada pela organização do Prêmio.
A 14ª edição do Prêmio Imprensa Embratel distribuirá um total líquido de R$ 194 mil, cifra que representa valores superiores em mais de 16% do total da edição anterior. Serão contemplados os autores de trabalhos jornalísticos distribuídos em 17 categorias (cinco regionais e doze nacionais), além do Grande Prêmio Barbosa Lima Sobrinho, que contemplará o melhor trabalho jornalístico da temporada, escolhido entre os finalistas de todas as categorias.
Para a sua 14ª edição, o Prêmio Imprensa Embratel foi reformulado, apresentando um novo visual e a informatização de todos seus processos, adequando-se às novas tendências e desafios do jornalismo brasileiro. Outra novidade foi a inclusão da mídia internet na categoria de Jornais e Revistas (tema livre), que passou a ser denominada “Jornais, Revista e Internet (tema livre)”.
Com a total informatização e a criação de um novo site, o Prêmio Imprensa Embratel otimizou sua logística, democratizou o acesso, preservou a memória digital do seu acervo, e ganhou agilidade, dando um exemplo de compromisso com a modernidade e a sustentabilidade ao gerar uma economia da ordem de 1,5 tonelada de papel por ano. Com esta iniciativa, a Embratel reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento social sustentável e a democratização do acesso à informação.
Mais informações:
Secretaria do Prêmio Imprensa Embratel – Luiz Freitas: (02121) 2292-9480
Embratel – Claudia Janot: (02121) 2121-7837 / [email protected]
Assessoria de Imprensa da Embratel – PLANIN – www.planin.com
Angélica Consiglio e equipe (02111) 2138-8900
Carolina Hilal (02121) 2121-6336 – [email protected]
Tatiane Beralde (02111) 2138-8928