Voluntários da Vale contribuem com o desenvolvimento de adolescentes

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Fábio Barbosa, admitido como Jovem Aprendiz, recebeu nesta semana o diploma do curso

A Vale acredita nas pessoas e no futuro do nosso país. Pensando nas comunidades localizadas onde atua, o grupo de voluntários da Unidade Operacional Taquari-Vassouras (UOTV) e a ONG ADH-Recriar Caminhos fizeram parceria com o Instituto Empreender e promoveram o Programa Enter Jovem Plus em Rosário do Catete, priorizando o desenvolvimento dos adolescentes do município para o mercado de trabalho.

O apoio foi fundamental para estimular os jovens da região. Por isso, além de incentivar o programa, a Vale contratou, há três meses, um dos alunos da iniciativa. Fábio Barbosa, de 19 anos, participa do programa Jovem Aprendiz e atua como auxiliar de mecânica na empresa. “Identificamos o perfil dos jovens, acompanhamos suas atividades e os auxiliamos no seu desenvolvimento profissional”, comenta o encarregado e assistente Técnico, Flávio Francisco dos Santos.

Para o jovem, a oportunidade é o início de uma carreia profissional. “Estou me apaixonando por mecânica e já aprendi muitas coisas. Em fevereiro vou começar um curso técnico de eletromecânica e depois quero fazer especialização em solda para agregar valor à profissão”, comenta Barbosa. No futuro, o profissional já faz planos para cursar uma faculdade de engenharia mecatrônica.

O Enter Jovem Plus busca qualificar jovens, entre 16 e 29 anos, para o mercado de trabalho, por meio de uma formação com foco na empregabilidade, nos processos de tecnologia da informação e comunicação, além do ensino da língua inglesa.

Em Sergipe, o programa é realizado em organizações comunitárias e escolas públicas para jovens que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio. Mais de 1.000 jovens já foram qualificados pela iniciativa e quase 40% deles já estão desenvolvendo atividades profissionais ou educacionais.