BLOG CULTURA

Vamos falar sobre cultura organizacional?

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Dicas para uma comunicação interna bem-sucedida

A cultura organizacional de uma empresa é construída ao longo do tempo. Ela reúne crenças, hábitos e comportamentos das pessoas que compõem a organização. É duradoura, está presente no dia a dia da companhia, influencia decisões e atitudes e não é facilmente modificável. Em pesquisa realizada com executivos de grandes empresas, mais de 90% ressaltam a importância da cultura para os resultados. Por outro lado, apenas 15% afirmam que a cultura organizacional vigente é ideal.

Uma cultura organizacional que representa as ideologias da empresa é capaz de motivar e engajar os colaboradores em prol do propósito da companhia. Além disso, cria a sensação de pertencimento à organização. Ter uma cultura clara entre todos os funcionários evita comportamentos incompatíveis com aquilo que a companhia deseja transmitir.

É importante que os comportamentos apresentados na cultura da empresa estejam relacionados aos objetivos do negócio, eles devem representar a identidade da organização. Valores, sentimentos e motivações precisam ser traduzidos naquilo que a empresa é e deseja ser no futuro. Também é interessante acompanhar diariamente as atitudes dos funcionários e verificar se a atual cultura é presente na realidade e clima organizacional, conhecer o público é fundamental para uma cultura organizacional eficiente.

Documentar a cultura da companhia, transmiti-la em atitudes da alta liderança, apresentá-la em murais da empresa, banners na recepção, em TV corporativa, no site e na intranet da organização são formas de tornar a cultura disponível e aplicável a todos os colaboradores. Todas as áreas devem conhecer e ter maneiras acessíveis de consultar a cultura da empresa.

Quer saber como podemos tornar a cultura da sua empresa mais efetiva? Entre em contato com a PLANIN: www.planin.commarketing@planin.com