Vale Fertilizantes realiza 7ª edição do Prêmio Melhores Transportadoras

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Empresa avalia diversos critérios para escolher as melhores fornecedoras de transporte

A Vale Fertilizantes anuncia as empresas vencedoras da 7ª edição do Prêmio Melhores Transportadoras. Este ano, as premiadas são as companhias Sotrange e Cocal, nas categorias Líquido e Sólido, respectivamente. Em segundo lugar, ficaram Concórdia (Líquido) e IC Transportes (Sólido). Promovida desde 2004, nesta edição, a premiação avaliou 15 transportadoras, sendo seis na categoria Líquido e nove na Sólido.

Para escolher as melhores fornecedoras, a Vale Fertilizantes analisa inúmeros aspectos, como número de acidentes, check-list de veículos nas portarias, número de faturas emitidas, cumprimento da programação de carregamento, rastreamento de veículos, idade da frota e avaliação de maturidade. Este último critério considera a comunicação, o treinamento dos motoristas e o cumprimento da legislação e políticas de qualidade.

Com essa avaliação, as transportadoras se preocupam em monitorar e controlar todos os itens relevantes para a segurança dos veículos em circulação, além de estarem sempre atentas sobre a saúde física e psicológica dos motoristas.

O programa, criado com o objetivo de promover melhorias contínuas no processo de transporte, também busca conscientizar, cada vez mais, os transportadores da importância de oferecer serviços com alta qualidade, sem deixar de lado a segurança. “Desde a implantação da premiação, verificamos uma redução de aproximadamente 98% no número de acidentes, o que comprova a eficiência da iniciativa. Hoje, contamos com fornecedores comprometidos com a segurança e a excelência operacional”, comenta o diretor Comercial e de Marketing da Vale Fertilizantes, Luiz Antonio Veiga Mesquita.

Acidentes Zero

O Prêmio Melhores Transportadoras reconhece, ainda, as empresas que conquistaram índice zero de acidentes durante 2010. Por meio de um check-list rigoroso nas portarias de suas unidades, a Vale Fertilizantes verifica diversos itens de segurança nos veículos, como extintor, iluminação, condições gerais, condições dos pneus e capacitação do motorista.

Em 2010, a companhia analisou esses itens em 76.331 veículos carregados e, a partir desta avaliação, foram identificadas as transportadoras que conquistaram o índice “Acidentes Zero”. Durante a premiação, Borelli, Contatto, Dalçóquio, Ouro Verde, Betel, Meca, Multitrans, Rodoborges, Guerra & Guerra e Expresso Hércules receberam uma placa que reconhece o seu comprometimento com a segurança.

Outra iniciativa da Vale Fertilizantes direcionada à segurança é o programa Transporte com Segurança Máxima, que, desde 2007, quando foi iniciado,  já realizou 5.000 treinamentos para motoristas que transportam produtos perigosos. Por meio de vídeos e materiais didáticos, os profissionais são orientados quanto aos riscos do produto transportado e sobre como agir de forma segura em caso de acidente.

“Por meio dessas iniciativas, contamos com profissionais preparados para atuar em nosso negócio. Investimos em ações que garantam a segurança máxima de nossos colaboradores, fornecedores e parceiros”, conclui Mesquita.