Vale Fertilizantes promove ações de incentivo à leitura em Cajati

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Empresa inaugura Biblioteca da Primeira Infância e promove o Projeto Brincalendo com crianças da cidade

A Vale Fertilizantes, comprometida com o desenvolvimento socioeconômico das regiões em que está inserida, está com dois novos projetos em Cajati. Na sexta-feira, 4 de novembro, foi inaugurada a Biblioteca da Primeira Infância – um projeto do Instituto Brasil Leitor com o apoio da empresa por meio da Lei Rouanet – na Escola Municipal Gente Inocente.

Idealizado pelo Instituto Brasil Leitor (IBL), o projeto de bibliotecas infantis tem como objetivo estimular crianças de zero a seis anos ao convívio com os livros. A biblioteca, com cerca de 50 m² e acervo de 430 livros, atenderá todas as escolas municipais de Cajati. Para tornar o espaço mais interativo e atraente para os pequenos leitores, a biblioteca reúne ainda fantoches e brinquedos, instrumentos musicais, TV, DVD e som, além de tapetes, almofadas e pelúcias.

Os móveis são lúdicos e baixos, o que permite o acesso direto da criançada. Uma atração à parte é o móvel Carrinho-Palhaço, portátil e que pode ser usado em diversos espaços, pois funciona como uma minibiblioteca: acomoda o acervo, material escolar (caneta, lápis, caderno), brinquedos lúdicos e uma lousa magnética.

Os livros e vídeos abordam, em linguagem adequada para o público infantil, temas como aproveitamento de alimentos, transporte, cuidados com a saúde, inclusão social e direitos humanos. Há quebra-cabeças, fantoches, violões, pandeiros, bumbos e bonecos com características diversas, o que estimula a convivência da criança com a diversidade.

“Com os livros – muitos feitos em pano, papel, EVA, e com textura – as crianças podem associar conceitos de matemática, ciências, geografia e nutrição. Assim, elas podem fazer uma associação com o mundo de verdade, para que desde pequenas aprendam a cultura do dia a dia e desenvolvam uma capacidade melhor de raciocínio e humanização”, explica Paulo Eduardo Batista, gerente geral de Comunicação da Vale Fertilizantes.

Esta é a sexta biblioteca da primeira infância patrocinada pela empresa. Já foram instaladas, com sucesso, outras instalações em Cubatão (SP), Uberaba e Patrocínio (MG), Araucária (PR) e Catalão (GO).

Projeto Brincalendo

No dia da inauguração, a Vale Fertilizantes promoveu ainda o Projeto Brincalendo. A ação, também desenvolvida pelo Instituto Brasil Leitor, reuniu mil alunos, entre três e dez anos, de todas as escolas e da Apae do município.

Durante o período da tarde, as crianças participaram de atividades lúdicas de incentivo à leitura. Para auxiliar no monitoramento de todos os participantes, a iniciativa teve a ajuda de 15 empregados da Vale Fertilizantes, que atuaram como voluntários, além dos professores da rede de ensino.

“Acreditamos que esta ação é fundamental para despertar o interesse infantil na busca pelo conhecimento. Além de proporcionar acesso à cultura para as crianças da cidade, reforçamos nosso compromisso com toda a população de Cajati”, finaliza Mario Sena, gerente geral Industrial do Complexo Mineroquímico de Cajati.