Vale Fertilizantes apoia criação de associação para mulheres da Barra do Azeite

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Fundação do grupo de mulheres costureiras faz parte do sucesso de iniciativa do Programa de Educação Ambiental e Cidadania

Para um grupo de mulheres da comunidade de Barra do Azeite, em Cajati (SP), a habilidade de lidar com linhas e agulhas resultou em consistente mudança em suas vidas: a Associação “Mãos de Ouro”, fundada no último dia 30 de agosto. A iniciativa é fruto das ações promovidas pelo Programa de Educação Ambiental e Cidadania, apoiado pela Vale Fertilizantes, com condução do Degraf Instituto e parceria da prefeitura local.

O grupo de mulheres faz parte de uma das frentes de atuação do programa de Educação Ambiental e Cidadania na região, que tem como objetivo transformá-las em cidadãs participativas, debater e compartilhar as políticas públicas locais, além de ofertar qualidade de vida e recuperação de papel social das comunidades impactadas.

Juntas, as participantes realizavam há dois anos atividades por meio de um grupo de corte e costura dentro de uma escola pública da região. Elas confeccionavam as mais variadas peças artesanais com doações de lona de banners e tecidos ofertados por empresas locais. A ação tinha como objetivo a geração de renda extra e a melhora nas condições de vida e sociais de suas 15 integrantes e suas famílias.

Para o gerente Industrial de Cajati, Mario Sena, a entidade é um marco na história do Programa, visto que exemplifica o sucesso da iniciativa e o impacto positivo no resgate da autoestima dessas pessoas. “Estamos honrados por compartilhar de um momento tão importante na vida desse grupo. A formalização da associação demonstra a evolução das atividades, o conhecimento absorvido e o resgate do papel social que possibilita, agora, que o grupo caminhe de forma totalmente autônoma”, afirma Sena.

Com a oficialização, a associação contará com personalidade jurídica, além de local específico para realização das atividades. A expectativa é que o conhecimento seja disseminado para novas participantes e que a entidade cresça a partir do poder de influência das novas empreendedoras.

Membro da Associação de Mulheres da Barra do Azeite “Mãos de Ouro”, Bruna da Encarnação relata a importância que a participação no grupo vem fazendo na sua vida. “Estar aqui é como uma terapia para mim. Desenvolvi amizades sinceras e fortaleci minha vontade de aprender. Junto com as outras mulheres, dividimos experiências, alegrias e nossos medos. Isso vai muito além do aumento da renda, é algo que levarei para a vida”, afirmou Bruna durante a cerimônia de formalização, que elegeu também a diretoria da Associação.