TOPMIND oferece solução para o varejo com uso de dispositivos com inteligência IoT

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Tecnologia ajuda na identificação do perfil do consumidor em tempo real e oferece dados estratégicos para reposicionamento de produtos nas gôndolas

 

Com a consolidação do e-commerce e o surgimento de um novo perfil de consumidor, muito mais exigente e informado, o varejo brasileiro precisa apostar em avanços tecnológicos para alavancar suas vendas também em lojas físicas e, assim, melhorar a experiência dos clientes. De olho nessa demanda, a TOPMIND, uma das principais empresas de prestação de serviços de TI no Brasil, destaca a solução TOP Retail para ajudar lojas de todo o Brasil a automatizarem seus estabelecimentos com uso da mais moderna tecnologia. A solução integra hardware, software, serviços e dispositivos de Internet das Coisas (IoT) para modernizar as lojas e fazer a coleta inteligente de informações sobre o consumo e o interesse dos clientes.

“Estamos criando ambientes para experiência digital dos consumidores ”, diz Sandra Maura, CEO da TOPMIND. Segundo a executiva, hoje em dia, as prateleiras deixaram de ser apenas um móvel de exposição para se tornarem uma das principais ferramentas estratégicas de marketing. “Por meio dos sensores, é possível fazer a gestão automática de estoques, analisar hábitos de consumo e até prever preferências de clientes”, explica.

Antes da ativação dos sensores inteligentes, a TOPMIND prepara o ambiente instalando fibra óptica em pontos-chave. Os dispositivos podem ser acoplados diretamente nos produtos, fixados nas prateleiras ou implementados em setores estratégicos do estabelecimento para medir a aproximação dos consumidores, analisar preferências por determinados artigos e até calcular o tempo de permanência em cada local.

Os sensores fornecem dados dos consumidores em tempo real, permitindo que os varejistas reposicionem suas prateleiras, incentivem a compra e até destaquem produtos menos procurados. Por meio da nova solução, a TOPMIND apoia seus clientes na criação de uma identidade comercial diferenciada para o público.

“A inteligência de gôndola fornece estatísticas confiáveis aos varejistas, indicando as melhores estratégias a serem adotadas para impulsionar vendas e evitar perdas de produtos”, diz a executiva.

A rede varejista brasileira tem o desafio de melhorar a experiência dos clientes e, ao mesmo tempo, despertar seus interesses para diferentes produtos dos quais estão acostumados a consumir. Nesse ponto, o uso das gôndolas inteligentes funciona como uma das melhores estratégias de aumento de rentabilidade, pois identifica quais são os artigos em potencial que podem chamar a atenção de cada consumidor e como outros itens podem ser expostos para aumento do consumo. O estudo de comportamento que é feito por meio dos sensores fornece dados assertivos e relevantes para o reposicionamento da marca e seus produtos.

“Estamos oferecendo tecnologia de ponta para ajudar lojistas a manterem seus negócios funcionando com sucesso”, afirma a CEO, destacando que o varejo brasileiro precisa se reinventar. O varejo brasileiro deve fechar o ano de 2018 com um saldo positivo. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 20 mil novas empresas devem abrir suas portas até o fim deste ano. “A solução da TOPMIND pode ajudar os varejistas a aumentarem as vendas, conhecendo melhor o perfil e os interesses dos seus clientes”, diz.