Top 10_0

TOP 10 da comunicação corporativa para 2015

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A revista FORBES anunciou recentemente o ranking TOP 10 das novidades da comunicação corporativa para 2015. Veja abaixo as tendências do Brasil listadas pela PLANIN. Essas novas frentes de comunicação podem aumentar a produtividade no trabalho, diminuir esforços dos funcionários e tornar o local de trabalho mais descontraído.

1 – Mensagens em tempo real no local de trabalho

A otimização do tempo no local de trabalho é fundamental para a vantagem competitiva e, assim, trazer um maior retorno financeiro para as empresas. Para que isso ocorra, as formalidades (antes utilizadas nos e-mails) devem desaparecer para que a comunicação ganhe ainda mais agilidade, utilizando os meios de comunicação móvel para a troca de informações.

2 – Business Intelligence

Para este ano de 2015, as ações de Business Intelligence se voltam para os funcionários. Utilizadas para a otimização do desempenho e alocação de recursos de grande escala, as plataformas de BI não incluem as contribuições individuais dos funcionários – é esperado que elas possam atingir esse nível no planejamento estratégico.

3 – Soluções intuitivas

A comunicação entre empresas e seus funcionários deve aumentar. Uma nova comunicação irá surgir, pautada pela capacidade de escutar feedbacks, em particular de profissionais que atuam nas áreas de marketing e mobile. Assim, serão encontradas as melhores soluções na gestão empresarial, com foco em soluções que utilizem ferramentas de fácil acesso e uso. Ao ouvir seus funcionários, as empresas obtêm mais chances de implementar soluções eficientes para as necessidades demandadas por eles, além de tornar o ambiente de trabalho um local agradável e eficiente. Este item também influencia no crescimento da presença dos fornecedores de soluções intuitivas.

4 – Menor número de soluções

Nos últimos anos, presenciamos o crescimento de soluções para permitir maior agilidade no trabalho. Porém, o aumento da quantidade de atividades vem tornando o trabalho cada vez mais complexo e desafiador. Agora, para o ano de 2015, é esperada uma diminuição no número de soluções disponíveis, mas teremos maior uso e difusão dos aplicativos mais eficazes.

5 – Vida profissional separada da vida pessoal

Funcionários estarão cada vez mais envolvidos com suas atividades, mas terão a flexibilidade de trazer dispositivos pessoais para o ambiente de trabalho. Porém, poderão optar por separar seus aplicativos e suas caixas de entrada, recebendo e-mails profissionais em uma pasta e mensagens pessoais em outra. O conceito Bring your Own Device (“traga seu dispositivo móvel”) vai estar cada vez mais difundido. Empresas terão o desafio de criar políticas e regras de uso, assim como estender seus sistemas de segurança para esses novos equipamentos.

6 – Uso corporativo de chats

A ideia de que as redes sociais servem apenas como uma distração no trabalho está se desconstruindo cada vez mais. O usode chats tem crescido no local de trabalho. Mais empresas estão aderindo ao uso de mensagens instantâneas para aprimorar a comunicação interna, alertando equipes e funcionários para temas pontuais do momento. Essas mensagens rápidas estão deixando o clima mais descontraído na empresa e a atuação dos profissionais têm sido mais rápida diante de eventuais problemas ou de questões que demandem seu envolvimento.

7 – Trabalho colaborativo

O trabalho em equipe e colaborativo está crescendo cada vez mais. Em 2015, as empresas terão novas soluções para que os funcionários trabalhem mais, compartilhando conhecimento, ideias e soluções. Esse tipo de relação também melhorará a satisfação do funcionário no ambiente de trabalho e permitirá que as empresas tenham ambientes mais inventivos e inovadores.

8 – Menor tempo de treinamento em TI

O tempo de treinamento em tecnologia está diminuindo por conta da disseminação de sistemas e aplicativos. Alternativas mais fáceis e mais familiares serão privilegiadas na hora da. As novas soluções podem ser colocadas em prática de maneira mais rápida sendo mais facilmente manejadas.

9 – Comunicação sem fronteiras

Cada vez mais, a comunicação corporativa será digital e global. Ferramentas de comunicação que promovam a integração e a colaboração entre todos os funcionários de uma empresa serão essenciais em 2015. Essa nova comunicação, horizontal, reduz as barreiras físicas e sociais, além de permitir o Acontato entre profissionais de diferentes áreas, escritórios, cargos e países.

10 – Informações em rede

As intranets corporativas serão mais semelhantes às redes sociais. As pessoas trocarão mais informações em grupo do que individualmente e o sistema de e-mail dará lugar às mensagens instantâneas e compartilhadas com grupos de interesse. A comunicação corporativa demandará novas soluções, ferramentas e estratégias em rede. Será fundamental a criação de conteúdos inteligentes, mobilização e engajamento de funcionários nesse novo ambiente aberto de discussão.