Tecnologia wireless permite interação entre os aparelhos auditivos e equipamentos portáteis

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Com as inúmeras vantagens oferecidas pela tecnologia wireless, como maior flexibilidade nas formas de comunicação, fabricantes de aparelhos auditivos decidiram investir na utilização da tecnologia sem fio. Atualmente, é possível conectar um aparelho auditivo a outros equipamentos, como telefones celulares. Com os aparelhos auditivos na orelha e um discreto acessório, parecido com um colar, posicionado no pescoço, o usuário pode escutar músicas de seu tocador de MP3 ou até mesmo falar ao celular sem precisar estar com o telefone móvel próximo da orelha.

“Essa interação entre os aparelhos é permitida porque o som que sai do equipamento portátil é enviado via bluetooh para este acessório no pescoço e convertido para uma tecnologia que transmite as informações para o aparelho auditivo Este sinal sonoro é, então, enviado aos aparelhos auditivos, sem a necessidade de fios. Assim, para atender ao telefone, por exemplo, basta pressionar um botão no ‘colar’ para acionar este sistema. O caminho inverso também acontece, ou seja, a voz do usuário é enviada para este acessório, sem fio, e transmitida via bluetooth para o celular, que pode se encontrar longe, até 10 metros de distância da pessoa”, explica a fonoaudióloga do Grupo Microsom, Maria do Carmo Branco.

Com a inovação em prol da qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva, o usuário pode ampliar sua conexão com o mundo, utilizar seu aparelho para se comunicar melhor, escutar as músicas de sua preferência ou falar ao celular com seus amigos e familiares. “A iniciativa diminui cada vez mais as restrições causadas pela deficiência auditiva. Agora, um usuário de auxiliares auditivos pode falar ao celular sem precisar pegá-lo com a mão, assim como pode ouvir as músicas de seu tocador de MP3 posicionado no bolso”, afirma a especialista.

Mesmo sem o uso deste acessório no pescoço, alguns benefícios da tecnologia sem fio para os deficientes auditivos ainda são possíveis. Os aparelhos auditivos que possuem antena wireless interna têm capacidade de enviar comandos sem fio entre si, passando da orelha direita para a orelha esquerda e vice versa, tornando a amplificação mais equilibrada e facilitando a vida do usuário. Desta forma, se o usuário estiver em um local ruidoso e preferir diminuir o volume, ele poderá usar o controle de volume de um dos aparelhos e esta mudança será transmitida para o aparelho da orelha oposta.

A tecnologia sem fio está presente não só nos aparelhos auditivos usados atrás da orelha (retroauriculares) como também em alguns modelos usados dentro do conduto auditivo (intra-aurais). No Brasil, o Grupo Microsom já disponibiliza duas linhas com a tecnologia wireless: Passport e Latitude. “Hoje, usar aparelhos auditivos é muito mais agradável do que foi no passado, por conta de inúmeras vantagens e benefícios. Os modelos atuais são menores, têm design mais atraente e discreto e possuem sistemas tecnológicos em prol da qualidade de vida do usuário. Mais interessante ainda é constatar que a tecnologia tem sido uma peça-chave para tornar mais fácil a convivência dos portadores com a deficiência auditiva”, finaliza Maria do Carmo.