Sybase IQ é a primeira solução de análise de dados a oferecer busca completa de textos

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A Sybase, Inc. (NYSE: SY), fornecedora de software e serviços voltados ao gerenciamento, análise e disponibilidade das informações no ambiente móvel, anuncia a versão mais recente do servidor analítico Sybase IQ 15.2. Com busca completa de textos, query federation e recursos analíticos habilitados para a Web, a solução oferece recursos de respostas e reporting de negócios de forma mais rápida e consistente, transformando dados brutos em informações acessíveis.

Sybase IQ 15.2 é o primeiro sistema analítico de bancos de dados que oferece recursos de busca de textos e analítica. Estima-se que a maioria das informações corporativas esteja bloqueada em textos não estruturados, em formatos que vão desde e-mail, respostas de pesquisas e notas de contact centers, até páginas da Web, artigos noticiosos e mídia social. “Junte as informações não estruturadas com a arquitetura analítica baseada em colunas do Sybase IQ e você terá no 15.2 o DBMS analítico mais abrangente do mercado”, diz o presidente da consultoria estratégica de analítica Alta Plana, Seth Grimes.

O Sybase IQ permite que os tomadores de decisões analisem as tendências dos negócios, façam previsões dos resultados e revisem estratégias, normalmente em questão de segundos. “Com o Sybase IQ 15.2, as empresas podem analisar fontes de informações que antes eram inexploradas, como conteúdo web e e-mail, para oferecer respostas mais inteligentes por meio de dados estruturados e não estruturados”, afirma o diretor de gestão de produtos, data warehousing e analítica da Sybase, Joydeep Das.

De acordo com o relatório independente da Forrester Research (Forrester TechRadar™: Enterprise Data Integration, Q1 2010, Forrester Research, Inc., Fevereiro de 2010.), mais de 70% das informações das organizações são de conteúdo não estruturado, que normalmente não é acessível em projetos de integração de dados, principalmente em virtude das limitações tecnológicas. Hoje, várias ferramentas estão tentando superar o grande desafio da integração de dados estruturados com conteúdo não estruturado e semi-estruturado.

“As instituições de serviços financeiros exigem grande velocidade, flexibilidade e acesso a informações críticas de negócios para tomar decisões informadas em tempo real”, disse o chief technologist de Indústria de Serviços Financeiros da HP, Larry Ryan. “Ao usar os servidores e o storage da HP, Sybase IQ permite que os clientes obtenham vantagens competitivas ao capturar e indexar rapidamente informações não estruturadas, assim como relacioná-las com o conteúdo existente”.

 Recursos

Sybase IQ 15.2 traz funcionalidades de busca completa de textos e query federation em uma banco de dados analítico baseado em colunas.

  • Busca de Textos e Analítica – extrai insights chave dos negócios, que estão, atualmente, bloqueados em e-mails, sistemas de arquivos e em outros formatos não estruturados. Os usuários podem recuperar documentos relevantes por meio da pesquisa de múltiplas palavras e frases, ou palavras e frases alternativas, classificando a frequência com que determinado termo ocorre em um documento.
  • Query Federation – oferece acesso imediato a informações indisponíveis anteriormente em virtude da movimentação ou da restrição dos dados. Os usuários podem acessar as informações sem precisar movê-las ou copiá-las a um data warehouse, podendo efetuar uma análise de maior abrangência e tomar decisões baseadas em uma visão total dos dados da organização.

 

 Além disso, o Sybase IQ 15.2 também oferece as seguintes funcionalidades novas:

  • Análise habilitada para a Web – amplia o suporte para as principais linguagens de desenvolvimento para Web 2.0—como Python, PERL, PHP, ADO.net e OLE-DB—de forma que os desenvolvedores possam realizar e testar modelos de protótipos mais fácil e rapidamente, além de trazer aplicações analíticas dinâmicas para a Web.
  • Carga em tempo real – disponibiliza imediatamente as informações para análise.