Suzano Papel e Celulose recebe Prêmio Amec de Eventos Corporativos 2017

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Votação é reconhecimento à operação de unificação de classes de ações da companhia

A Suzano Papel e Celulose anuncia que recebeu nesta quarta-feira (20) o Prêmio Amec de Eventos Corporativos 2017, concedido pela Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec). A indicação feita pela entidade representa o reconhecimento dos investidores minoritários à operação de unificação de classes de ações da Suzano, ocorrida no processo de migração da companhia para o Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da B3.

A premiação da Amec tem como objetivo identificar eventos corporativos que tenham impactado de forma positiva o mercado de capitais. A eleição é feita a partir de voto anônimo dos associados da entidade, que reúne 59 investidores institucionais, locais e estrangeiros.

“O Prêmio Amec de Eventos Corporativos foi idealizado no sentido de colaborar para a evolução e melhorias das práticas do mercado de capitais nacional, focando especificamente em eventos e situações nas quais as companhias podem efetivamente fazer a diferença no tratamento dos seus acionistas e, consequentemente, no retorno do seu capital”, explica Mauro Rodrigues da Cunha, Presidente da Amec.

A unificação de ações, com a migração de todos os papéis preferenciais para ordinários, é um dos benefícios concedidos aos acionistas da Suzano a partir da migração para o Novo Mercado, concluída no dia 10 de novembro.  Além disso, todos os acionistas passam a ter direito a voto nas decisões da companhia e de venda conjunta (tag along) em caso de transferência de controle.

A migração, aprovada por unanimidade pelos acionistas da Suzano, ocorreu sem diluição dos acionistas minoritários ou pagamento de prêmio ao controlador, diferentemente de outras transações de migração de segmento de listagem. Ou seja, cada ação preferencial (A ou B) foi convertida em ação ordinária.

“Acreditamos que seja nosso papel contribuir para o processo de transformação da sociedade e a construção de um Brasil melhor, por isso estamos dispostos a ouvir e gerar valor para todos os nossos stakeholders, como ocorreu com nossos acionistas minoritários no processo de migração para o Novo Mercado”, afirma Marcelo Bacci, Diretor de Finanças e Relações com Investidores da Suzano. “Para nós, a conquista do Prêmio Amec de Eventos Corporativos representa a certeza de que esses valores são igualmente prestigiados pela sociedade, aqui representada pelos investidores”, complementa o executivo.

A entrega do Prêmio Amec de Eventos Corporativos 2017 ocorreu na sede da entidade, em São Paulo, e contou com a presença de representantes da diretoria da Suzano Papel e Celulose e de membros da diretoria e do conselho da Amec.

Sobre a Amec

A Amec (Associação de Investidores no Mercado de Capitais) foi criada em 26 de outubro de 2006, numa iniciativa de investidores institucionais financeiros e independentes, com o objetivo de defender os direitos de acionistas minoritários e estimular o desenvolvimento do mercado brasileiro de ações. Para atingir esses objetivos, a Amec promove debates e discussões entre seus associados, obedecendo a estritas normas de governança interna, incluindo controle de conflitos de interesse. Os temas são discutidos pela Comissão Técnica e, posteriormente, submetidos a decisões da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo. Ao longo dos seus dez anos de atuação, a entidade converteu-se no principal fórum de discussões entre investidores institucionais a respeito de práticas de governança corporativa e direitos dos investidores em empresas brasileiras, na linha das mais recentes recomendações ao redor do mundo. Em paralelo, os posicionamentos da Amec têm adquirido cada vez mais o reconhecimento de investidores, empresas e reguladores, pela relevância e independência com que atua. Para mais informações, acesse www.amecbrasil.org.br

Sobre a Suzano Papel e Celulose

A Suzano Papel e Celulose é a segunda maior produtora de celulose de eucalipto do mundo e a maior fabricante de papéis de imprimir e escrever da América Latina. Como subsidiária da Suzano Holding e parte do Grupo Suzano, reúne mais de 90 anos de tradição com o que há de mais moderno de tecnologia para a indústria de papel e celulose. Possui cinco unidades industriais no Brasil, escritórios internacionais em seis países e estrutura de distribuição global preparada para abastecer mais de 60 países. Produz, além de Celulose, Papéis de imprimir e escrever revestido e não revestido e de Embalagens, Tissue (papéis para fins sanitários), celulose Fluff (usada na produção de fraldas e absorventes higiênicos), e Lignina (subproduto da fabricação de celulose que pode substituir derivados de petróleo em aplicações de alto valor). Trabalha no desenvolvimento genético de culturas florestais e atua no setor de biotecnologia por meio de sua subsidiária FuturaGene. A empresa possui capital aberto e integra o Novo Mercado, o que reforça seu compromisso com o avanço contínuo das práticas de governança corporativa.  Para mais informações, acesse www.suzano.com.br.