srpthumb-p23008-190x87-no copy

Suzano Papel e Celulose e a Fieb realizam vistoria nas obras da unidade SESI/SENAI em Teixeira de Freitas (BA)

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Centro de formação beneficiará moradores de nove municípios do extremo sul da Bahia com cursos de educação formal e profissionalizantes

Nesta quinta-feira (08/03), a Suzano Papel e Celulose e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) fizeram um café da manhã para apresentar ao poder público e imprensa local o status da obra do Centro de Educação Formal do Sesi/Senai em Teixeira de Freitas, um moderno centro de educação formal e profissional no extremo sul da Bahia.

A obra é fruto do acordo judicial firmado entre a Suzano Papel e Celulose, Ministério Público do Trabalho e Fieb. A Suzano doou o terreno e os recursos para a realização da obra, enquanto cabe ao Sesi e ao Senai equipar e manter o centro de formação. A expectativa é que 1.100 jovens sejam atendidos por ano na Unidade durante os dois primeiros anos de funcionamento.

O Centro irá oferecer cursos de educação formal e profissional para jovens e adultos dos municípios de Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa, Medeiros Neto, Itamaraju e Mucuri. O prédio terá seis salas de aula, um laboratório de informática e outro multiuso de 225 metros quadrados. O empreendimento terá 1.670 metros quadrados de área construída.

Além de ser um benefício direto para a comunidade, a unidade educacional permitirá capacitar a mão de obra local e prepará-la para aproveitamento nas indústrias do extremo sul da Bahia. “Esta Unidade é muito importante para o Extremo Sul  e a Suzano se sente honrada em poder exercer seu papel de modificadora social.  Esta é mais uma oportunidade de atuarmos em prol da educação e do desenvolvimento da nossa região ”, explica Mariana Lisboa, Head de Relações Institucionais, Jurídico Institucional da Suzano Papel e Celulose.

Nesta Unidade de Teixeira de Freitas, o Senai vai oferecer cursos gratuitos para a formação de jovens aprendizes, além de outros níveis de formação para a área industrial.  “O projeto foi desenhado a partir de uma leitura das demandas da região, e passa a ser importante também porque pode trazer novas possibilidades: a partir do momento em que a região passar a ofertar mão de obra qualificada, poderá atrair novos negócios e investimentos”, afirma o diretor do Senai Bahia, Luis Brêda Mascarenhas.

Já o SESI terá como foco a educação de jovens e adultos (na unidade e em empresas), além de ações voltadas para Saúde e Segurança no Trabalho (SST). “Com a instalação da unidade, teremos um atendimento ainda mais estruturado para as indústrias da região do extremo sul, onde está instalado um importante polo de celulose do estado”, acrescenta o superintendente do Sesi Bahia, Armando Neto.

Sobre a Suzano Papel e Celulose

A Suzano Papel e Celulose é a segunda maior produtora de celulose de eucalipto do mundo e a maior fabricante de papéis de imprimir e escrever da América Latina. Como subsidiária da Suzano Holding e parte do Grupo Suzano, reúne mais de 90 anos de tradição com o que há de mais moderno de tecnologia para a indústria de papel e celulose. Possui cinco unidades industriais no Brasil, escritórios internacionais em seis países e estrutura de distribuição global preparada para abastecer mais de 60 países. Produz, além de Celulose, Papéis de imprimir e escrever revestido e não revestido e de Embalagens, Tissue (papéis para fins sanitários) e celulose Fluff (usada na produção de fraldas e absorventes higiênicos), e está investindo na produção de Lignina e derivados, criando uma plataforma de química verde para a substituição de matéria-prima de origem fóssil, entre outras aplicações. Trabalha no desenvolvimento genético de culturas florestais e atua no setor de biotecnologia por meio de sua subsidiária FuturaGene. A empresa possui capital aberto e integra o Novo Mercado, o que reforça seu compromisso com o avanço contínuo das práticas de governança corporativa.  Para mais informações, acesse www.suzano.com.br.

Sobre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

O SENAI tem como missão promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria baiana. Entre as suas áreas de atuação estão a educação profissional, a prestação de serviços técnicos e tecnológicos, a pesquisa aplicada e a consultoria.  O SENAI-BA está vinculado ao SENAI Nacional, braço educacional do Sistema CNI (Confederação Nacional da Indústria). Na Bahia, integra o Sistema FIEB, tendo à frente a Federação das Indústrias do Estado da Bahia.

Sobre o Serviço Social da Indústria

O Serviço Social da Indústria (SESI) é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que integra o Sistema da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). Presente em todas as regiões do estado, o SESI desenvolve ações em Educação e Qualidade de Vida, voltadas para a indústria, seus trabalhadores e dependentes, oferecendo educação formal e na empresa, além de soluções em segurança e saúde no trabalho.