Suzano Papel e Celulose apresenta 60º Prêmio Jabuti

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Empresa patrocinará iniciativa que tem como objetivo promover a leitura

 

A Suzano Papel e Celulose é a patrocinadora ‘Apresenta’ da 60ª edição do Prêmio Jabuti. A cerimônia de premiação será realizada no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, na quinta-feira (08). O evento contará com a participação de Serginho Groisman como mestre de cerimônias.

A iniciativa tem como objetivo promover a leitura e a escrita, bem como as produções nacionais. Os vencedores de cada categoria receberão o troféu e R$ 5 mil – com exceção da categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior, premiada apenas com a estatueta. Já o Livro do Ano levará para casa o troféu do Jabuti e o prêmio em dinheiro de R$ 100 mil.

Entre as 18 categorias da premiação, estão HQ, conto, infantil e juvenil, poesia, biografia, artes, entre outras. “Apoiar iniciativas como esta faz parte do dia a dia da empresa de cultivar e fomentar o desenvolvimento social e cultural”, afirma Marcela Porto, Gerente Executiva de Gestão da Comunicação da Suzano Papel e Celulose e Superintendente do Instituto Ecofuturo, que será responsável por apresentar o eixo Inovação.

O eixo foi criado após a reformulação do prêmio e inclui a categoria “Formação de novos leitores”, que está alinhada às ações de democratização do acesso aos livros e de promoção da leitura desenvolvidas pelo Instituto por meio do projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo, que já implantou mais de 100 bibliotecas em 12 estados, e de programas de educação ambiental – o Ecofuturo entende que a conexão entre educação e conservação da natureza é essencial para a transformação social.

A cerimônia de premiação também homenageará o poeta amazonense Thiago de Mello, que receberá o prêmio “Personalidade Literária”, em reconhecimento ao conjunto de sua obra –  referência da literatura regional do Brasil, conhecida internacionalmente e traduzida para mais de 30 idiomas.

 

Sobre a Suzano Papel e Celulose

A Suzano Papel e Celulose é a segunda maior produtora de celulose de eucalipto do mundo e a maior fabricante de papéis de imprimir e escrever da América Latina. Como subsidiária da Suzano Holding, reúne mais de 90 anos de tradição com o que há de mais moderno de tecnologia para a indústria de papel e celulose. Possui sete unidades industriais no Brasil, escritórios internacionais em seis países e estrutura de distribuição global preparada para abastecer mais de 60 países. Produz, além de Celulose, Papéis de imprimir e escrever revestido e não revestido e de Embalagens, Tissue (papéis para fins sanitários) e celulose Fluff (usada na produção de fraldas e absorventes higiênicos), e está investindo na produção de Lignina e derivados, criando uma plataforma de química verde para a substituição de matéria-prima de origem fóssil, entre outras aplicações. Trabalha no desenvolvimento genético de culturas florestais e atua no setor de biotecnologia por meio de sua subsidiária FuturaGene. A empresa possui capital aberto e integra o Novo Mercado, o que reforça seu compromisso com o avanço contínuo das práticas de governança corporativa.  Para mais informações, acesse www.suzano.com.br.

Sobre o Instituto Ecofuturo

O Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção de leitura. Entre as principais iniciativas estão o projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo, com a implantação de mais de 100 bibliotecas no País, e a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano Papel e Celulose, o Instituto atua como articulador entre sociedade civil, poder público e o setor privado. Conheça mais sobre o Ecofuturo em www.ecofuturo.org.br, e acompanhe em www.facebook.com/InstitutoEcofuturo  e www.youtube.com/institutoecofuturo.